De acordo com a matéria do colunista Marcel Rizzo para o site UOL, a CBF já começou a planejar o calendário do futebol brasileiro para o ano que vem. Uma vez que a Copa do Mundo de 2022 ocorrerá entre 21 de novembro e 18 de dezembro, as competições nacionais precisarão acabar antes do que normalmente. Mas o calendário definitivo da próxima temporada no Brasil deve ser divulgado nos próximos dias.
Dessa forma, o Campeonato Brasileiro chegaria ao fim no dia 13 de novembro segundo uma primeira organização do calendário para o ano que vem. Essa é a data limite estabelecida pela FIFA para que os jogadores convocados tenham as suas liberações para a Copa do Mundo.
Siga o Diário do Fla no Instagram
No entanto, segundo Marcel Rizzo há outras possibilidades. Assim, uma outra proposta é encerrar o Brasileirão no domingo 06 de novembro ou no meio da semana (09 de novembro). Além disso, vale lembrar que algo semelhante ocorreu com a edição de 2020 do campeonato nacional, que chegou ao fim numa quinta-feira.
Da mesma forma, as datas de costume para o início das competições também sofrerão alterações. De acordo com a matéria do UOL, eles devem coincidir com as finais de alguns campeonatos estaduais.
Siga o Diário do Fla no Twitter
A Copa do Mundo interfere nas competições da Conmebol
Competições organizadas pela Conmebol também precisaram passar por reajustes nos calendários. Dessa forma, a Copa Libertadores começará no dia 09 de fevereiro de 2022 e chegará ao fim no sábado, 29 de outubro. Enquanto que a fase de grupos terá início no dia 06 de abril. Além disso, o Estádio Monumental de Guayaquil, no Equador, foi confirmado como sede para a grande final da competição.
No que diz respeito à Copa Sul-Americana, a competição chegará ao fim no dia 1º de outubro de 2022. A sede da final será o Estádio Mané Garrincha, em Brasília.
Por outro lado, o futebol europeu vai interromper as suas competições para a realização do Mundial.