O Flamengo enfrenta o Olimpia nesta quarta-feira (11/08), às 19h15, no Estádio Manuel Ferreira, em Assunção, no Paraguai, pela ida das quartas de final da Libertadores. Além de ser um confronto decisivo, o jogo é especial por um outro motivo. Ele marca a partida de número 100 de Filipe Luís com o Manto Sagrado.
O lateral-esquerdo, que é rubro-negro de coração, chegou no Flamengo em julho de 2019, depois de muita negociação. O atleta, que tinha acabado de terminar o vínculo com o Atlético de Madrid, ainda despertava interesse de muitos clubes grandes da Europa, como o próprio jogador admitiu posteriormente. Mas, o sonho de jogar no time de infância pesou e a história deu mais do que certo.
Desde a chegada, Filipe Luís já disputou 99 partidas, com 3 gols, 4 assistências e sendo peça fundamental nos 8 títulos que conquistou até aqui: 2 Brasileiros, 2 Supercopas do Brasil, 2 Cariocas, 1 Libertadores e 1 Carioca. Os números individuais ofensivos não refletem a importância do lateral no time, que é fundamental na saída de bola, na marcação e em passes que quebram a linha de marcação.
Além disso, a relação com a torcida não podia ser melhor. Sempre mostrando um respeito gigante ao clube, o lateral, inclusive, pediu para tirarem o escudo do Flamengo do chão do vestiário e colocarem no teto, pois ele se recusa a pisar em cima e afirma que ninguém deveria fazer isso.
Filipe Luís ainda pretende jogar mais tempo e ajudar o Flamengo a ganhar mais títulos. Quando se aposentar, já deixou claro o interesse em ser treinador do Mais Querido. O atleta, de 36 anos, já está marcado eternamente na história do clube e pretende aumentar o legado.