Conmebol e Uefa planejam ações conjuntas e o intercâmbio entre os clubes é prioridade e considerado pelas entidades. Isso porque, a realização desses jogos é considerada a “galinha dos ovos de ouro” para as instituições, que buscam acordos com velhos e novos patrocinadores. Sendo assim, as federações buscam novos confrontos além do tradicional mundial da Fifa.
Antes da Fifa estabilizar o próprio torneio mundial com sete clubes, existia o jogo direto entre o campeão da Libertadores contra o da Liga dos Campeões, a Copa Intercontinental, que ocorreu entre 1960 e 2004. Pois bem, segundo apontou o site “OUL Esporte” o intuito tanto da Conmebol quanto da Uefa é retornar com essas partidas.
Siga Diário do Fla no Instagram
Até o fim de 2021, a conversa se estendia para que os confronto entre o campeão da Liga Europa e da Sul-Americana também ocorresse. A princípio, as partidas iriam acontecer em uma mesma sede no mesmo período e já havia o apelido de Super Intercontinental. Todavia, os planos cresceram. Isso porque, estudos comerciais preliminares mostraram que pode haver mais dinheiro envolvido em acordos para jogos entre clubes do que entre seleções.
A primeira partida marcada pelo pacto entre as entidades é a de Argentina, campeão da Copa América, contra Itália, campeã da Euro. O confronto ocorrerá no dia 1° junho de 2022, no estádio de Wembley em Londres. Posteriormente o objetivo será incluir o confronto entre clubes no pacote.
Curta Diário do Fla no Facebook
Por fim, a Conmebol declara que os clubes sul-americanos não ganham mais o mundial da Fifa, último conquistado pelo Corinthians em 2012, por falta desde intercâmbio. Sendo assim além do retorno financeiro, a expectativa é também de um retorno técnico com estes confrontos internacionais. Contudo, a grande barreira até o momento é o calendário.