Conmebol é contra a realização da Copa do Mundo a cada dois anos

Uefa também se posicionou contra a ideia da FIFA

Conmebol é contra a realização da Copa do Mundo a cada dois anos
Foto: FRANCK FIFE/AFP

A FIFA tem a ideia de realizar a Copa do Mundo a cada dois anos. O presidente da Instituição, Gianni Infantino, é um dos principais entusiastas do projeto. Essa ideia tem dois objetivos iniciais: para que mais seleções tenham chances de chegar à etapa final da competição (e para isso também já houve o acréscimo de 32 para 48 participantes a partir de 2026) e aumentar a possibilidade de países serem sedes do torneio, essa ideia agradou bastante os africanos que não viam a possibilidade de sediar outra Copa do Mundo a médio prazo já que sediaram em 2010.

Siga o Diário do Fla no Twitter

Mas essa ideia da FIFA não foi bem vista pela Conmebol. A Confederação Sul-Americana de Futebol por quatro motivos. O primeiro é a banalização da competição, segundo por achar que é impossível administrar o calendário das competições, não veem justificativa para encurtar o calendário e por último, a Confederação alega que não foi chamada para discutir essas mudanças. A Instituição foi um comunicado expondo sua decisão.

Confira a íntegra do comunicado da Conmebol:

“Uma Copa do Mundo a cada dois anos pode distorcer a competição de futebol mais importante do planeta, rebaixando sua qualidade e prejudicando seu caráter exclusivo e seus atuais padrões de exigência. A Copa do Mundo é um evento que atrai a atenção e a expectativa de bilhões de pessoas por representar ápice de um processo de eliminação que dura quatro anos inteiros e tem dinâmica e apelo próprios.

Siga o Diário do Fla no Instagram

Uma Copa do Mundo a cada dois anos representaria uma sobrecarga praticamente impossível de administrar no calendário de competições internacionais. Nas condições atuais, já é complexo harmonizar horários, horários, logística, preparação adequada de equipamentos e compromissos. A situação seria extremamente difícil com a mudança proposta. Pode até colocar em risco a qualidade de outros torneios, tanto de clubes como de seleções.

A ideia da Copa do Mundo é reunir os jogadores de futebol mais talentosos, os treinadores mais destacados e os árbitros mais treinados para determinar, em uma competição justa, qual é o melhor time do planeta. Isso não pode ser alcançado sem uma preparação adequada, sem equipes desenvolvendo suas habilidades e técnicos desenhando e implementando estratégias. Tudo isso se traduz em tempo, treinos, planejamento, jogos. A Conmebol defende a busca pela excelência no campo do jogo e está comprometida com eventos cada vez mais competitivos e da mais alta qualidade. Não há justificativa esportiva para encurtar o intervalo entre as Copas do Mundo.

Para a aprovação de uma mudança desta natureza é imprescindível um processo amplo e participativo de consultas a todos os atores envolvidos. Deve ser fruto de um debate franco, no qual todas as opiniões e critérios sejam considerados. A Conmebol está e sempre estará aberta ao diálogo que busca o melhor para o futebol”.

Curta o Diário do Fla no Facebook