Conheça Kenedy, novo reforço do Flamengo

Flamengo negociou o jogador com o Chelsea

'Kenedy não seria titular do Flamengo', diz comentarista da ESPN

Kenedy, meio-campo que estava no Chelsea, é o novo reforço do Flamengo para a temporada. A negociação se deu através de Marcos Braz e Bruno Spindel com os representantes do clube inglês. Além disso, os dois clubes estabeleceram o acordo do empréstimo com opção de compra no final dos vínculos. Segundo o jornal O DIA, o passe do jogador está fixado em 10 milhões de euros.

O jogador de 25 anos fez a sua estreia em 2013 no time profissional do Fluminense, na derrota por 2 a 0 para o Grêmio, pelo Campeonato Brasileiro. Na época, o treinador da equipe era Abel Braga. No entanto, marcou seu primeiro gol apenas em 2014, na vitória do Fluminense por 1 a 0 sobre o Bahia. Ao todo, Kenedy marcou 2 gols e deu 5 assistências em 31 jogos pelo clube carioca.

No ano de 2015, o jogador foi transferido para o Chelsea, numa negociação que rendeu aos cofres do Fluminense cerca de 8 milhões de euros. Kenedy fez a sua estreia em agosto do mesmo ano na partida contra o Crystal Palace, pela Premier League. O Chelsea tinha José Mourinho como técnico nessa data.

Em sua longa passagem como jogador do Chelsea, Kenedy foi campeão da Premier League (2016-2017) e a Copa da Inglaterra (2017-2018). No total, foram 27 jogos disputados, com 3 gols marcados e 3 assistências. No entanto, ele também passou por algumas transferências para outros clubes da Europa.

Siga o Diário do Fla no Instagram

Passagens de Kenedy por outros clubes

O Chelsea realizou uma negociação por empréstimo com o Watford, envolvendo Kenedy. Esse empréstimo teve duração entre agosto e dezembro de 2016 e o jovem atuou em apenas 1 partida, durante 15 minutos. Depois desse período, o jogador atuou durante uma temporada pelo Chelsea.

No entanto, no início de 2018, o clube inglês voltou a emprestar Kenedy. Dessa vez, para o Newcastle, num empréstimo que durou mais de 1 ano. No novo clube, o jogador marcou 3 gols e deu 3 assistências em 41 jogos.

Após o retorno ao Chelsea, novamente passou por uma negociação por empréstimo. Dessa forma, Kenedy passou a integrar o elenco do Getafe, clube espanhol, em setembro de 2019. Ao todo, disputou 27 partidas e marcou 3 gols e realizou 5 assistências.

Porém não seria a sua única passagem pelo futebol espanhol. Em 2020, o Chelsea voltou a emprestá-lo, mas para o Granada. Assim, Kenedy ficou no novo clube de setembro de 2020 a junho de 2021 e disputou 44 jogos. Ainda mais, marcou 8 gols e deu 6 assistências.

Ainda sobre a última temporada, Kenedy atuou em diferentes competições na Espanha. Além disso, deixou pelo menos 1 gol em todas elas, como La Liga, Copa do Rei e Liga Europa. Outra informação importante é que ele chegou a perder 8 jogos da temporada por conta de uma entorse no joelho e uma lesão na coxa.

Kenedy também teve passagens pela Seleção Brasileira nas categorias de base. Pelo Sub-17, onde atuou com a camisa de número 20, Kenedy disputou 13 partidas e marcou 6 vezes. Enquanto que no Sub-20, atuou em 7 jogos e marcou 1 gol. Mas no Sub-23, teve uma passagem rápida de apenas 2 jogos.

Siga o Diário do Fla no Twitter

Posições de atuação

Por mais que se divulgue muito que Kenedy é um atacante ou um meia-atacante, na verdade ele já atuou em posições variadas pela Europa. Aliás, isso pode ser fundamental para o estilo de jogo do Flamengo. Na última temporada pelo Granada, por exemplo, Kenedy fez a maioria dos jogos (14) como ponta-esquerda. Assim, ele marcou 5 gols e deu 3 assistências.

Além disso, o novo reforço do Flamengo também já jogou pela meia-esquerda (4 jogos), lateral-esquerda (1), meia-direita (3) e meia-ofensiva (1). No entanto, outra posição na qual o jogador conseguiu se sair bem foi pela ponta-direita. Nessa, ele atuou por 9 partidas e conseguiu marcar 1 gol e dar 1 assistência.

Enfim, basta esperar para descobrir em qual posição Kenedy vai atuar pelo Flamengo. Mas, certamente, tem experiência com as variações de posicionamento em campo.

Curta o Diário do Fla no Facebook