Andreas Pereira, meio-campo do Manchester United, é o novo reforço do Flamengo para a temporada. A negociação entre o Mais Querido e o clube inglês dependia apenas de uma decisão acerca da divisão salarial do jogador. A contratação foi revelada pelo jornal O Dia. O Rubro-Negro vai pagar 1 milhão de euros (R$ 6,1 mi) pelo empréstimo e arcará com 60% dos salários do atleta.
O atleta de 25 anos nasceu na Bélgica na época em que seu pai, Marcos Antônio Pereira, jogava no KV Mechelen. Dessa forma, Andreas Pereira nunca passou pelo futebol brasileiro. Inicialmente, ele passou pelas categorias de base dos seguintes clubes: Lommel United (Bélgica), PSV Eindhoven (Holanda) e Manchester United (Inglaterra).
Assim, a sua estreia no futebol profissional aconteceu pelo próprio Manchester United apenas em 2014, na derrota por 4 a 0 para o Milton Keynes Dons FC, em partida válida pela Copa da Liga Inglesa. Na época, o treinador do United era o Louis Van Graal. Foi também nessa competição que Andreas marcou seu primeiro gol pelo profissional. Isso aconteceu na vitória por 3 a 0 sobre o Ipswich Town FC.
No ano seguinte, aos 19 anos, fez a sua primeira partida pela Premier League. Nessa, a equipe venceu o Tottenham por 3 a 0. Além disso, a primeira partida na Champions League veio no mês de setembro de 2015. Na ocasião, venceu o Wolfsburg por 2 a 1. Ao todo, Andreas Pereira marcou 4 gols e deu 5 assistências em 75 jogos pelo clube inglês. Ainda mais, conquistou a Copa da Liga Inglesa de 2015.
Siga o Diário do Fla no Instagram
Transferências de Andreas Pereira
No ano de 2016, o jogador foi transferido por empréstimo ao Granada (Espanha). Andreas Pereira fez a sua estreia em agosto do mesmo ano na derrota por 5 a 1 para o UD Las Palmas, pela La Liga. O Granada tinha o Paco Jémez como técnico nessa data.
Em sua passagem de quase 1 ano pelo clube espanhol, o jogador disputou 37 partidas, marcou 5 gols e deu 9 assistências. Em 2017, ele retornou ao Manchester United, mas logo se envolveu em outro contrato por empréstimo com o Valência (Espanha). No novo clube, Andreas teve a oportunidade de atuar em 29 partidas, marcar apenas 1 gol e realizar 5 assistências.
No mês de junho de 2018, Andreas Pereira retornou ao Manchester United com um valor de mercado de 6 milhões de euros. Lá ele permaneceu até o ano de 2020, quando foi emprestado para o Lazio (Itália).
Assim, sobre o comando de Simone Inzaghi, o jogador deixou no futebol italiano 1 gol e 4 assistências, em 33 partidas. Em junho de 2021, Andreas retornou ao Manchester United.
Siga o Diário do Fla no Twitter
Posições de atuação
Por mais que Andreas Pereira tenha atuado em diferentes posições ao longo de sua carreira, o seu melhor desempenho se deu enquanto meia-ofensivo. Ao todo, ele atuou nessa posição em 74 partidas, com 12 gols e 4 assistências.
Além disso, o novo reforço do Flamengo também já jogou pela meia-esquerda (32 jogos, 3 gols e 5 assistências), meia-central (30 jogos, 2 gols e 1 assistência) e meia-direita (26 jogos, 1 gol e 5 assistências). Mas também tem experiência na ponta-esquerda (15 jogos, 1 gol e 3 assistências).
Enfim, Andreas Pereira já mostrou no futebol europeu uma certa versatilidade de tal modo que isso pode ser importante na sua passagem pelo Flamengo. Mas basta esperar para ver em qual posição ele vai atuar pelo Mais Querido.