Confusão! Presidente da Federação da Polônia avisa que não aceita rescisão de Paulo Sousa

'Este é um comportamento extremamente irresponsável', disse o dirigente polonês

Chegada de Paulo Sousa pode motivar Fla no mercado por zagueiro; entenda
Foto: Divulgação / Seleção Polonesa

Em twett no início da tarde deste domingo, o presidente da Federação Polonesa de Futebol, Cezary Kulesza, explicou que recebeu o pedido de rescisão contratual do técnico Paulo Sousa, mas que recusou. O jornal “Record” garantiu que o treinador português acertou com o Flamengo, que também era cotado no Internacional. Atualmente, a Polônia está na repescagem da Europa para Copa do Mundo de 2022.

“Hoje fui informado pelo Paulo Sousa que queria rescindir o contrato com @pzpn_pl por causa de uma oferta de outro clube. Este é um comportamento extremamente irresponsável, inconsistente com as declarações anteriores do treinador. Portanto, recusei firmemente”, disse o presidente da Federação Polonesa.

A carreira de Paulo Sousa

Aos 51 anos, Paulo Sousa atualmente é comandante da Seleção Polonesa, que ainda briga no Play-off europeu por uma vaga na próxima Copa do Mundo. Contudo, apesar do atual cargo, o treinador já deu sinal positivo para ouvir o projeto do Flamengo. Como resultado, Marcos Braz e Bruno Spindel já tem reunião marcada com o português.

A história de Paulo Sousa se estende a de como técnico de futebol. Dessa forma, como jogador, o português foi uns dos grandes destaques de Portugal nas últimas décadas. Isso porque, ao lado de Antonio Conte e Didier Deschamps no meio campo, foi campeão da Champions com a Juventus. Além disso, repetiu o feito no Borussia Dortmund servindo de garçom para Andreas Möller.

Como treinador, Paulo Sousa começou nas categorias de base da Seleção Portuguesa. Desde então, o técnico chegou a rodar o mundo comandando diversas equipes como: QPR, Leicester e Swansea City, na Inglaterra, Videoton, na Hungria, Maccabi Tel Aviv, em Israel e Basel, na Suíça. Até chegar ao Fiorentina onde teve destaque em 2015.

“Foi no futebol italiano que comecei a entender o jogo do ponto de vista tático [como jogador]. O Marcelo Lippi [ex-treinador italiano] me ensinou a ser mais inteligente taticamente”, revelou Paulo Sousa, em entrevista ao “The Coaches Voice”.

Posteriormente, o português chegou a treinar a Roma (ITA), Tianjin Tianhai (CHI), Bordeaux (FRA) e por fim, onde se encontra atualmente, na Seleção Polonesa. Como comandante de Robert Lewadowski e companhia, Paulo Sousa, obteve a maior marca de gols da história da Seleção Polonesa 37 gols, uma média de 2,7 por jogo.