Confira o retrospecto do clássico Fla x Flu

Clássico entre Flamengo e Fluminense vem sendo o principal duelo carioca nos últimos anos

Flamengo tem vantagem sobre o Fluminense nos confrontos pelo Campeonato Brasileiro
Foto: Alexandre Vidal / Flamengo

O Flamengo enfrenta o Fluminense neste domingo, na Neo Química Arena, em São Paulo, às 16h. Nos últimos anos, o tradicional Fla x Flu vem sendo o principal clássico da cidade, inclusive, o mais equilibrado dentro de campo. No total são 28 jogos com 13 vitórias do Mais Querido, 10 empates e 5 vitórias para o Tricolor.

É evidente a supremacia Rubro-Negra no estado do Rio de Janeiro. Economicamente, a distância é grande, mas em nível técnico também. Os clássicos não são mais os mesmos, a vantagem do Flamengo é enorme, mas se tem uma equipe que vem fazendo frente algumas vezes, é o Fluminense, que inclusive já ganhou final de Taça Guanabara (2017), Taça Rio (2020) e até mesmo venceu o Flamengo no Campeonato Brasileiro do ano passado também. Apesar de endurecer as partidas, de 2017 para cá, o tricolor venceu apenas cinco confrontos. O DIÁRIO DO FLA fez um levantamento desses duelos marcantes.

2017

Foram oito confrontos neste ano, sendo 4 pelo Campeonato Carioca, 2 pelo Brasileirão e 2 pela Copa Sul-Americana, que foi um dos confrontos mais marcantes entre as equipes. Pelo Cariocão, o Fluminense levou a melhor na final da Taça Guanabara. Em um jogo eletrizante, as equipes empataram em 3 a 3 e o campeão foi decidido nos pênaltis. O time das Laranjeiras teve um aproveitamento de 100% nas cobranças com: Lucas, Henrique, Marquinho Marcos Júnior. No Mengão, Diego e Guerrero converteram as cobranças, mas Rever e Rafael Vaz desperdiçaram e o rival ficou com o título do primeiro turno.

Já na final geral do Campeonato Carioca, deu Fla. O Flamengo aquele ano foi campeão estadual de forma invicta, e conseguiu revidar o revés na derrota do primeiro turno. O mengo venceu a primeira partida por 1 a 0 com com do meia Éverton e na segunda partida, saiu atrás logo aos três minutos, mas chegou ao empate com Gerrero aos 39 do segundo tempo, o que já garantia a taça, mas aos 50, no último lance, Rodinei marcou o gol que sacramentou o título. Vale lembrar que essa foi a primeira final pós Fla x flu do gol de Barriga do Renato Gaúcho, em 1995, quando o tricolor ficou com o título. Baita reviravolta Rubro-Negra.

Fla x Flu
Foto: Gilvan de Souza / Flamengo

Outro duelo marcante em 2017 foi as quartas de finais da Sul-americana. As equipes se enfrentaram pela competição internacional e mais uma vez o Flamengo levou a melhor. Na primeira partida, Everton marcou o gol da vitória e garantiu a vantagem do clube da Gávea para a segunda partida, que não foi nada fácil. No segundo e decisivo jogo, podemos dizer que foi o Fla-Flu mais emocionante dos últimos anos. o Mengão chegou a estar perdendo por 3 a 1, a desclassificação já estava encaminhada, mas Vinícius Júnior entrou e modificou completamente o cenário da partida. Vini participou diretamente do segundo e terceiro gol. Iniciou a jogada para o gol do Vizeu, que diminuiu o placar em 3 a 2, e sofreu a falta que originou o gol de Willian Arão, de cabeça, no finzinho, que garantiu a vaga na semifinal. 3 a 3 e o Maracanã foi à loucura. Pelo Campeonato Brasileiro foram dois empates, 2 a 2 e 1 a 1.

2018

Foram quatro confrontos no ano. Dois pelo carioca e 2 pelo brasileiro. Pelo regional o Flu levou a melhor, inclusive aplicou uma goleada de 4 a 0 no Fla, a maior desde 2017. Já no Campeonato Brasileiro o Flamengo ganhou as duas partidas. No primeiro turno, o Mengão venceu pro 2 a 0 com show de Vinícius Júnior e Lucas Paquetá, que causaram até um início de confusão por mostrar suas habilidades. Os gols foram marcados por Henrique Dourado e Felipe Vizeu. Na ocasião, o elenco abria cinco pontos na liderança da competição. No segundo turno outro baile do Fla, 3 a 0 com gols de Léo Duarte e dois de Uribe. A equipe não conquistou o título aquele ano, mas terminou classificada para a Libertadores do ano seguinte.

2019

No ano foram seis partidas, sendo 4 pelo Campeonato Carioca e 2 pelo nacional. Na semifinal da Taça Guanabara, o Fluminense venceu o Flamengo por 1 a 0, com gol aos 47 do segundo tempo e eliminou o mais querido do primeiro turno do estadual. Já na Semifinal da Taça Rio, o Flamengo venceu por 2 a 1 com gols de Renê e Éverton Ribeiro. As equipes ainda voltaram a se enfrentar na mesma competição pela semifinal geral, onde mais uma vez a soberania Rubro-Negra prevaleceu e depois de ganhar a primeira partida por 2 a 1 e empatar na segunda por 1 a 1, o Mengão desbancou o tricolor, foi à final e conquistou o título do Cariocão daquele ano.

Siga o Diário do Fla no Instagram

No Brasileirão, os times não saíram do 0 e empataram no primeiro turno. Já no segundo, o Mais querido do Mundo venceu por 2 a 0, com gols de Bruno Henrique e do Coringa, Gerson, que marcava pela primeira vez contra o seu ex clube. A partida consolidou ainda mais a liderança do time comandado por Jorge Jesus, que fez aquele ano um ano mágico. Vale lembrar que o elenco foi Campeão Brasileiro com folga no fim da temporada.

2020

O clássico teve sete partidas nessa temporada, que devido a paralisação por conta dos protocolos de saúde devido à Covid-19, terminou em 2021, mas o Fla x Flu continuou sendo o melhor confronto do futebol carioca. Pelo regional foram cinco jogos e pelo brasileiro, dois. Destaque para a final da Taça Rio, que após empate, outra vez o tricolor levou a melhor nos pênaltis e venceu por 3 a 2, levantando o caneco do primeiro turno.

“Pênalti não é loteria. Não foi por sorte que o Fluminense ganhou. Quando se ganha nos pênaltis, é porque teve competência, foi melhor que nós nas penalidades. O Fluminense jogou para isso, para não perder e não perder de muito. Nas grandes penalidades, que era aquilo que poderia acarretar, e acarretou, eles poderiam levar a melhor”, disse Jorge Jesus após a partida.

Já na final do estadual, a hegemonia Rubro-Negra falou por si só. No primeiro jogo da final, o Flamengo venceu por 2 a 1 e no segundo, mais uma vitória do Mengão por 1 a 0, gol do título marcado pelo Vitinho. A partida ficou marcada pelo último título do lateral-direito Rafinha e do técnico Jorge Jesus pelo mais querido.

Foto: Alexandre Vidal / Flamengo

Pelo brasileiro o Flamengo ganhou no primeiro turno por 2 a 1, e perdeu no segundo também por 2 a 1. Na Ocasião, o Youtuber ‘Flazoeiro’ desabafou em seu canal no Youtube: “O Fluminense não ganhava de ninguém. O Flamengo com a chance de pegar o resultado, toma uma virada besta, uma virada boba. Olha esse time, olha esse orçamento, é o time mais caro do Campeonato Brasileiro. Não entre na minha cabeça perder um jogo desse. Um Fluminense que ficou o primeiro tempo inteiro atrás do meio campo.Agora é aguentar os rivais zoando com a nossa cara. Estou muito chateado”, declarou o influencer.

Apesar do revés, o Fla terminou a temporada como campeão brasileiro pela segunda vez consecutiva, já com Rogério Ceni no comando.

2021

Este ano, de novo Flamengo e Fluminense fizeram a final do Campeonato Carioca, o que vem se tornando comum nos últimos anos. Antes disso, o Fla iniciou o estadual com a equipe sub-20, e levou a pior no clássico. A equipe das Laranjeiras venceu por 1 a 0 na ocasião, mas o mengão deu o troco e como de costume, foi campeão em cima do rival. Na primeira partida houve um empate em 1 a 1, já no segundo jogo, a qualidade Rubro-Negra sobressaiu mais uma vez e a partida terminou 3 a 1 para o Fla. Destaque para João Gomes que marcou seu primeiro gol com a camisa vermelha e preta, inclusive, o gol que sacramentou a ida do troféu para a Gávea. Um momento marcante após o apito final foi a declaração de Gabigol, que tirou sarro dos rivais: “Jogaram como nunca e perderam como sempre”, alfinetou o camisa 9.

Quem também falou sobre o clássico foi o Dirigente Marcos Braz, que fez questão de exaltar o confronto: “O Fla x Flu tem mais de 80 anos de história. É sempre bom você ganhar um campeonato em cima de um clube como o Fluminense, com a tradição e a história que o Fluminense tem. O Flamengo também tem a história dele. Uma história vencedora e é importantíssimo esse título para seguir a temporada”, Afirmou o dirigente.

Foto: Marcelo Cortes / Flamengo

Agora, a próxima partida entre as equipes é neste domingo, às 16h, e nós do Diário do Fla esperamos que a supremacia Rubro-Negra permaneça e o Flamengo conquiste mais uma vitória em cima do Fluminense.

Segue os resultados do Fla x Flu detalhadamente de 2017 à 2021:

2017

Campeonato Carioca:

Flamengo 3 x 3 Fluminense – (Final taça Guanabara, Fluminense 4 a 2 nos pênaltis)

Flamengo 1 x 1 Fluminense

Flamengo 1 x 0 Fluminense – jogo 1 final carioca

Flamengo 2 x 1 Fluminense – jogo 2 final carioca

Campeonato Brasileiro:

Flamengo 2 x 2 Fluminense

Flamengo 1 x 1 Fluminense

Copa Sul-americana:

Flamengo 0 x 1 Fluminense

Flamengo 3 x 3 Fluminense

Flamengo classificado para a semifinal

2018

Campeonato Carioca:

Flamengo 0 x 4 Fluminense

Flamengo 1 x 1 Fluminense

Campeonato Brasileiro:

Flamengo 2 x 0 Fluminense

Flamengo 3 x 0 Fluminense

2019

Campeonato Carioca:

Flamengo 0 x 1 Fluminense

Flamengo 3 x 2 Fluminense

Flamengo 2 x 1 Fluminense

Flamengo 1 x 1 Fluminense

Campeonato Brasileiro

Flamengo 0 x 0 Fluminense

Flamengo 2 x 0 Fluminense

2020

Campeonato Carioca:

Flamengo 0 x 1 Fluminense

Flamengo 3 x 2 Flamengo

Flamengo 1 x 1 Fluminense – Final da taça Rio (Fluminense ganhou nos pênaltis, 3 x 2)

Flamengo 2 x 1 Fluminense – Jogo 1 final Carioca

Flamengo 1 x 0 Fluminense – Jogo 2 final Carioca 

Campeonato Brasileiro:

Flamengo 2 x 1 Fluminense

Flamengo 1 x 2 Fluminense

2021

Campeonato Carioca:

Flamengo 0 x 1 Fluminense

Flamengo 1 x 1 Fluminense – Final Jogo 1

Flamengo 3 x 1 Fluminense – Final Jogo 2