Jorge Sampaoli já treinou dois clubes brasileiros, Santos e Atlético-MG. Porém seus últimos 2 trabalhos foram em clubes europeus. Uma passagem de mais de um ano no Olympique de Marselha, seguido de uma passagem de apenas cinco meses no Sevilla.
Muito além da diferença do tempo de trabalho nos dois clubes, existe também uma grande diferença no sucesso entre eles.
No Olympique, Sampaoli teve grande sucesso, e saiu basicamente por problemas com a diretoria do clube francês. Chegou no fim da temporada 20/21 com o clube na sétima posição do Campeonato Francês e terminou a temporada em quinto. Na temporada seguinte o desempenho subiu de maneira vertiginosa. Junto com Gerson, que foi um dos destaques do time Sampaoli levou o Marselha até um vice-campeonato da Liga Francesa. Ao todo, no comando do Marseille foram 67 jogos disputados, 36 vitórias, 17 empates e 14 derrotas, aproveitamento de 62%. Sua saída foi conturbada, motivada principalmente pela venda de peças importantes do elenco que não tiveram reposição.
Após alguns meses parado, o técnico Argentino assinou com o Sevilla, clube que já tinha tido passagem muito boa em 2016. Infelizmente, o cenário não se repetiu em 2022/2023. Contratado para salvar a temporada do Sevilla, que estava no 16° lugar do Campeonato Espanhol, Sampaoli falhou em sua missão. Acusado pela imprensa espanhola de ser cabeça dura e intransigente, e ficar preso a um esquema com 3 zagueiros e alas, Sampaoli foi demitido do Sevilla com 30 partidas, 12 vitórias, 12 derrotas, 6 empates e aproveitamento de apenas 46%.