Confira as principais características positivas e negativas do Nova Iguaçu, adversário do Flamengo

Equipes se enfrentam na final do Campeonato Carioca

(Foto: Reprodução)

O Flamengo enfrenta o Nova Iguaçu pela grande decisão do Campeonato Carioca. O Mais Querido é o amplo favorito para a final. Ainda assim, o adversário é um time que merece respeito. Mesmo com baixo investimento, a Laranja da Baixada vem fazendo uma ótima temporada.

Ao todo, o Nova Iguaçu disputou 15 partidas no ano até aqui. São 9 vitórias, 4 empates e apenas 2 derrotas, 28 gols marcados e 16 sofridos. Além disso, enfrentou seis vezes times da série A, com duas vitórias – todas contra o Vasco -, dois empates e duas derrotas, uma para o Inter e outra contra o Fluminense.

A equipe é muito bem treinada por Carlos Vitor, que está no terceiro ano no comando do time. O técnico gosta da formação 4-2-3-1. E há alguns jogadores que vem tendo grande começo de temporada, inclusive chamando atenção de clubes da série A. Para começar com o goleiro Fabricio, que teve o nome ligado recentemente ao Internacional.

Fabrício vem sendo um dos pilares do time e teve ótima semifinal contra o Vasco. Na defesa, Gabriel e Sergio Raphael formam uma dupla de zaga alta, com 1,87m e 1,88m, respectivamente. O lateral-direito Yan Silva ganhou a vaga ao longo da competição e vem tendo atuações sólidas.

Mas, o lateral de mais destaque é o esquerdo, Maicon. O jogador, de 23 anos, vem bem na defesa, mas se destaca mais no ataque, principalmente pela dobradinha com o ponta Bill. Um dos volantes é Albert, que é um jogador forte fisicamente, alto, mas que comete alguns erros. Já foram oito falhas individuais que levaram ao chute na competição.

O outro é Índio, que se movimenta bastante pelo campo. Entretanto, não é o melhor dos marcadores. Tem seis cartões amarelos em 11 jogos, além de ter ganho apenas 32% das disputas de bolas na partida. Mas, os principais destaques do Nova Iguaçu são do setor ofensivo.

Na ponta-direita, Xandinho tem velocidade e drible. O meia-armador é Yago, canhoto, que tem habilidade e boa finalização de fora da área. Já os dois principais nomes são Bill e Carlinhos. Revelado no Flamengo, o ponta-esquerda Bill formava trio de ataque na base com Vinicius Jr e Lincoln.

Bill vem tendo um ótimo começo de ano com o Nova Iguaçu. Veloz e habilidoso, o ponta está com a finalização e passes afiados. Já são 6 gols e 5 assistências em 14 jogos no ano. Enquanto o centroavante Carlinhos é alto, com 1,95m, forte fisicamente e vem chamando atenção pela qualidade, seja no controle de bola ou finalização. São 9 gols e 1 assistência, em 13 partidas no ano.

Ofensivamente, o Nova Iguaçu se destaca pela velocidade, jogadas pelo meio e finalizações de fora da área. Já foram alguns golaços da equipe no ano assim, além de bolas na trave. Ou seja, o Flamengo não pode dar espaço, que o adversário vai chutar. Na defesa, entretanto, o time tem fragilidades na bola aérea.

Ou seja, o Flamengo não pode menosprezar o adversário. O Nova Iguaçu tem qualidades, velocidade e é um time que finaliza bem. Apesar disso, o Mais Querido é amplo favorito. Se jogar da forma que vem atuando na temporada, focado, com a defesa forte e sem dar espaços para o adversário, tem tudo para ser campeão Carioca.