Confiança e precaução, equipe do Diário do Fla diz o que espera do jogo desta quarta

Jornalistas do site falam sobre as expectativas para partida entre Barcelona-EQU e Flamengo

Flamengo-Barcelona-EQU-Libertadores
(Foto: Marcelo Cortes)

Flamengo e Barcelona-EQU decidem nesta quarta-feira, às 21h30, no Estádio Monumental, em Guayaquil, uma vaga na grande final da Libertadores. No jogo de ida que aconteceu na última quarta-feira no Maracanã, o rubro-negro fez boa partida e venceu o time equatoriano pelo placar de 2 a 0. Com isso o Mais Querido chega ao Equador com uma boa vantagem para o segundo confronto, como é da característica do torcedor do Flamengo a confiança sempre está presente, mas por se tratar da ‘cobiçada e traiçoeira’ Libertadores e estarmos a poucas horas do jogo, a angustia também dá o ar da graça.

Em conversas com os jornalistas que compõem o time do Diário do Fla, encontramos maneiras diferentes de enxergar a partida, porém seguindo basicamente a mesma linha de raciocínio. Todos têm plena confiança da classificação do Mengão, o que surpreende o total de zero pessoas. Porém revelaram que não esperam um jogo fácil, elogiaram muito o time do Barcelona, que fez um bom jogo no Maracanã e destacaram os pontos primordiais para que o Flamengo consiga a vaga na grande final.

Siga o Diário no Instagram

Para o colunista Vinicius Cardim o clima do jogo já começa nas primeiras horas do dia “Quarta-feira será tão importante, que deveria ser ponto facultativo. O penúltimo passo para o Tri, dia de ler as 1500 mensagens de cada grupo de WhatsApp do Flamengo, dia de dar F5 no Diário do Fla e no Twitter a todo momento, dia de resenha com os amigos. Dentro de campo a expectativa é ver o Mengão Malvadão do jeito que a gente gosta. Muita intensidade, maior proximidade da dupla de zaga com os volantes, marcação alta em momentos chaves do jogo, bolas roubadas na intermediária adversária, dezenas de finalizações, e uma classificação com o mínimo de sofrimento possível. Rumo a Glória Eterna!”.

O colunista Arthur Muhlenberg destacou o fato de que o Flamengo pode chegar a sua terceira final de Libertadores e se mostrou mais confiante do que há dois anos atrás “A expectativa pro jogo de quarta-feira é tão grande quanto a expectativa pelo segundo jogo com o Grêmio, na Liberta de 2019. Chegar na terceira final da competição é um grande momento na história do clube e a expectativa, a ansiedade e a confiança são condizentes com a façanha. A confiança no time do Flamengo é enorme, talvez ainda maior do que era na semifinal de dois anos atrás, mas a confiança nunca é grande o suficiente para impedir o nervosismo e a tensão. Acho que é um pouco parecido com a sensação do pai que vai ter o terceiro filho. Já fiz todo o possível, seguindo as instruções e já deu certo duas vezes antes. Mas agora é com ela (a bola) e eu só posso ficar torcendo pra tudo dar certo”

O editor-executivo Alberto Safadi não negou estar muito ansioso para a partida e destacou a importância desse duelo “Estou com uma ansiedade gigantesca para o jogo. Será difícil demais. É semifinal de Libertadores. Não é um jogo do Carioca ou mais uma partida de uma rodada do Brasileiro. Acredito que vamos ganhar por 2 a 1. Vamos abrir o placar, eles vão empatar e fecharemos a classificação com um gol aos 28 do segundo tempo. Eu nunca imaginei que em um intervalo de dois anos poderia ver o Flamengo duas vezes na final da Libertadores. Espero que meu coração aguente (risos)”.

O colunista Aydano André Motta destacou um mix de otimismo e angustia pelos últimos jogos do Flamengo “A minha expectativa é uma mistura otimismo e angustia. Otimismo pelo placar do jogo de ida, que é uma vantagem boa. Mas a angustia vem das seguintes atuações pouco sólidas, pouco convincente do time nos últimos jogos. A volta do Filipe Luís e do Arrascaeta melhoram muito o time. Mesmo com o placar de 2 a 0, se tomar um gol no início do jogo. Vou até bater na madeira aqui para isso não acontecer. Vira uma pressão enorme, mas o Flamengo tem um ótimo time e totais condições de chegar à final”.

Siga o Diário no Facebook

Para o redator e analista tático Bruno Ourique o Flamengo deve saber controlar o ímpeto inicial do Barcelona-EQU “Minha expectativa é de um jogo muito disputado, o Barcelona vai pra cima, vai tentar pressionar, vai ter intensidade. Nos primeiros 15 minutos de cada tempo, o Flamengo vai ter que ter muita atenção. O Flamengo vai ter que se segurar bem e claro aproveitar os espaços que o Barcelona vai acabar deixando”.

O CEO Márcio Mac Colloch Jr. segue a mesma linha de Bruno na questão dos minutos iniciais e também o destacou o poderio do elenco do rubro-negro “O Flamengo tem um time maduro, cascudo, formado por jogadores que sabem lidar com a pressão e têm fome de títulos. Se soubermos lidar com a provável pressão inicial do Barcelona, acho que vamos sair com a vitória e com a classificação pra final. Estou confiante, como sempre!”.

O redator Lucas Boustani acredita que se controlar os primeiros minutos de jogo o Flamengo conseguirá a classificação tranquilamente “O Flamengo tem tudo para fazer um jogo tranquilo, porque em termos de superioridade técnica o time do Flamengo é muito superior ao Barcelona. Estou confiante na classificação, mas acredito que os primeiros minutos serão determinantes para o decorrer da partida”.

Para o chefe de redação Guilherme Ayupp, a vantagem que o Fla conseguiu no jogo de ida é primordial, mas ressaltou a importância de estar ligado na partida “A vantagem do Flamengo é bastante grande para um jogo dentro deste contexto. O time de Renato Gaúcho ficou pouquíssimos jogos sem marcar gols e se fizer um gol no Equador praticamente líquida o confronto. Mas é importante entrar em campo com o nível de concentração alto”.

Siga o Diário no Twitter

Já o redator Leonardo Damico tem certeza que o Flamengo se classifica, mas destaca os fantasmas do passado “O Flamengo irá se classificar, porém não será um jogo fácil. O Barcelona fará jogo duro pois vai estar precisando do resultado. Apesar de terem perdido o primeiro jogo se mostraram muito organizados em campo. Mesmo coma diferença técnica dos elencos, o Flamengo tem um histórico complicado depois de abrir vantagens em Libertadores e perder logo depois, vide América-MEX. Então mesmo com o título em 2019, o flamenguista ainda tem um pouco desse receio”.

O redator João Garcia diz que a experiência dos jogadores do Mais Querido será fundamental “A vantagem do Flamengo é boa, mas não é excelente. A equipe rubro-negra poderia ter garantido a classificação no segundo tempo do jogo de ida no Maracanã. Acho que a presença de público é um fator preocupante, mas o Flamengo tem jogadores com experiência no seu elenco para lidar com esse tipo de situação”.

Para o redator Leonardo Rubens, o Mengão jogará para definir logo o confronto “Espero um Flamengo que queira dar resposta a sua torcida depois do último jogo. Acredito em um Flamengo intenso do início ao fim, querendo marcar gols. Creio que será um time que irá pressionar a saída de bola para tentar definir a classificação logo no primeiro tempo”.

O Redator Paulo Victor espera uma partida muito complicada, elogiando bastante a equipe equatoriana “Acredito que o jogo contra o Barcelona será complicado. O Flamengo precisa ter muito foco, porque o Barcelona vai ter que correr atrás do resultado. Além disso, o time equatoriano, mesmo perdendo por 2 a 0 e com um jogador a menos no Maracanã, não abriu mão do futebol e encarou o Flamengo. Mas o Flamengo tem uns pontos positivos a seu favor”.

Já a redatora Yasmin Barcelos espera um confronto muito truncado “O jogo desta quarta-feira será muito mais difícil que a partida no Maracanã, não vejo o Barcelona se expondo desde o início do jogo. Não devem dar muitos espaços ao Flamengo no início do jogo porque sabem que com espaços dificilmente o Flamengo perdoa. Acredito que será um jogo muito truncado com muita marcação Acredito na vitória do Flamengo, arrisco até o 1 a 0 porque será um jogo muito difícil”.