Nesta quarta-feira, entre 14h e 17h, será realizada uma audiência pública para o debate sobre a nova concessão da gestão do Maracanã. De acordo com o edital da concessão, o novo contrato será de 20 anos, com a possibilidade de prorrogar por mais cinco.
Siga Diário do Fla no Instagram
Desde 2019, Flamengo e Fluminense administravam o Maracanã em conjunto, num formato em que a concessão sofria uma renovação a cada semestre. Dessa forma, os dois clubes seguem com interesse na nova concessão. Mas o Vasco também quer entrar na disputa.
Segundo o jornal “O Globo”, fonte que divulgou a informação inicialmente, o edital apresenta como requisito a garantia de que acontecerão pelo menos 70 datas das principais competições de futebol no Maracanã. Com isso, 54 partidas do Campeonato Brasileiro (Séries A e B), Copa do Brasil, Libertadores e Copa Sul-Americana. Além disso, há a exigência de 12 datas de eventos oficiais esportivos no Maracanãzinho.
No entanto, o jornal não descarta a possibilidade de uma proposta em conjunto entre Flamengo, Fluminense e Vasco. Os dois primeiros somam 55 partidas no Maracanã na atual temporada com as principais competições. Uma vez que não há a garantia de que os times disputarão a mesma quantidade de jogos em casa nas próximas temporadas, o Vasco ajudaria a fechar a conta.
Nicola Miccione, secretario estadual da Casa Civil, afirmou em entrevista que “o Maracanã é dos clubes do Rio de Janeiro”. Além disso, ele afirma que o governo procurou um “meio termo”.
“Havia dois opostos em que o estado se viu num dilema: Trabalhar de uma forma historicamente atrasada, a partir de um órgão público sem capacidade de investimento, ou transformá-la num equipamento de shows com poucas datas de jogos. Procuramos um meio termo. O Maracanã é dos clubes do Rio de Janeiro”, disse Nicola.
Enfim, o objetivo do governo do Rio de Janeiro é encerrar o processo da nova concessão até fevereiro de 2022.