Comissão técnica e Departamento de Saúde e Alto Rendimento retomam hábitos abandonados desde a saída de Jesus

Diretoria entende que deve investir em ciência para melhorar o desempenho da equipe

Paulo Sousa terá dificuldades para minimizar lesões no Flamengo e tirar o máximo dos jogadores
Foto: Marcelo Cortes/Flamengo

Paulo Sousa tem feito mudanças dentro e fora de campo no Flamengo. Desde que chegou, o português viu que existia a necessidade de aproximar a comissão técnica do Departamento de Saúde e Alto Rendimento para que conseguissem falar a mesma língua. De acordo com o portal “UOL”, o treinador pediu a retomada de hábitos que haviam sido deixados de lado desde a saída de Jorge Jesus, como os questionários diários de saúde.

Siga o Diário do Fla no Twitter

Os jogadores precisam responder diariamente como foi a noite de sono e como reagiram aos treinamentos. Com base nessas informações, o Desar, que é gerenciado por Márcio Tannure, cruza esses dados com os recolhidos do WIMU, um GPS de última geração que ajuda a entender como o atleta reagiu ao treino.

Siga o Diário do Fla no Instagram

Os trabalhos preventivos e a individualização dos treinamentos também voltou a acontecer no Ninho do Urubu. É feito um raio-x de cada atleta e de acordo com as informações, são passadas as atividades físicas personalizadas. Internamente, o Flamengo vê como algo muito positivo e que ajuda a prevenir lesões. Ao fim das atividades, o departamento debate sobre os dados recolhidos e faz um relatório para Paulo Sousa.

A diretoria rubro-negra entendeu que precisa investir na ciência e autorizou a compra de “io-iô training”, é um aparelho 2 em 1 e que pode dar ênfase nos movimentos de aceleração, desaceleração, retomada da velocidade e mudança de direção. É uma tecnologia muito utilizada nos esportes olímpicos.

Curta o Diário do Fla no Facebook

O clube também pretende aumentar o investimento no software que ajuda nas avaliações diárias. A ideia é que deixe de ser algo restrito à fisiologia e todos os membros da comissão técnica passem a ter acesso às informações dos questionários feitos diariamente.