Com heranças no futebol, Carbone tenta espaço no elenco profissional do Flamengo

Neto de José Luiz, volante que representou o Brasil na década de 70, Carbone tenta uma vaga entre os zagueiros do Mengão

(Foto: Reprodução Flamengo)

O sobrenome Carbone é conhecido e a história com o futebol já alcançou a terceira geração de uma família que vê um jovem de 19 anos conquistar espaço no Flamengo. Um dos sete campeões da Libertadores Sub-20 que foram promovidos esta semana para treinar com o elenco principal, o zagueiro Carbone está vivendo um momento crucial em sua carreira de transição para o profissionalismo, enquanto carrega o sobrenome que ganhou destaque com seu avô, José Luiz, ex-jogador da seleção brasileira, falecido em 2020.

Canhoto e medindo 1,87m, Carbone se firmou como um dos principais destaques da base rubro-negra, sendo capitão das principais conquistas do sub-17, como a Copa do Brasil e a Supercopa em 2022, além de ser uma peça-chave na equipe campeã do Brasileirão Sub-20 em 2023 e do título inédito da Libertadores Sub-20 conquistado recentemente.

“Desde que cheguei ao Flamengo, acredito que esteja evoluindo, tanto dentro quanto fora de campo. E espero continuar nesse processo para me tornar minha melhor versão. Meu sonho agora, sem dúvida nenhuma, é subir para o profissional e ajudar”, disse o jovem ao ge.

Carbone chamou atenção ao ser convocado em janeiro pela comissão técnica de Tite para integrar a pré-temporada do Flamengo nos Estados Unidos. Ele embarcou para Orlando com a equipe principal e teve a oportunidade de interagir com o elenco pouco antes de fazer sua estreia como jogador profissional em um amistoso contra o Philadelphia Union.

“Quando fui chamado, fiquei surpreso, para falar a verdade. Tinha acabado de me recuperar de uma lesão e, logo depois, voltei a jogar na Copinha. Foi quando recebi a notícia de que faria a pré-temporada com o time principal. Graças a Deus, consegui aproveitar bem essa oportunidade”, compartilhou Carbone.

Agora, o próximo passo de Carbone junto ao time principal já está em andamento. Com a pausa nas competições devido à Data Fifa, o zagueiro foi convocado novamente pela comissão técnica para participar dos treinamentos. O processo de transição do jogador para o time profissional está programado para acontecer ao longo deste ano.

Carbone, cuja carreira é gerenciada pelos empresários Lucas Pires e Marcelo Sander, é mais um dos jovens talentos que recebe orientação e apoio de David Luiz, uma de suas referências para a posição. Desde que chegou ao clube em 2021, David Luiz tem sido uma figura importante na integração e orientação dos jovens atletas, além de contribuir para a recuperação de outros jogadores.

A presença de Carbone entre os profissionais ocorre enquanto alguns jogadores estão ausentes devido a compromissos internacionais, como Viña e Ayrton Lucas, proporcionando ao jovem zagueiro uma oportunidade de mostrar seu valor e potencial. A família de Carbone tem uma forte ligação com o futebol, com seu avô José Luiz sendo uma figura proeminente no esporte, além de seu pai ter sido um jogador profissional. A trajetória de Carbone no futebol é uma mistura de apoio familiar, esforço pessoal e talento, e ele espera continuar crescendo e alcançando sucesso em sua carreira.