Com golaço de Plata, Flamengo vence o Galo e conquista o Penta da Copa do Brasil

Rubro-negro garante a vaga direta na fase de grupos da Libertadores 2025

(Foto: Gilvan de Souza)

No último domingo (10), o Flamengo venceu o Atlético-MG por 1 a 0, na Arena MRV, em partida de volta da grande decisão da Copa do Brasil. Com mais uma vitória, o rubro-negro sobrou no agregado e conquistou a quinta Copa da sua história.

O jogo:

Com a Arena MRV totalmente lotada, a torcida do Atlético-MG fazia uma bela festa desde o início. Com os ingressos esgotados para o setor de visitantes, a Nação fez muito barulho e ajudou muito a empurrar o rubro-negro no duelo.

Na primeira etapa, o panorama esperado foi seguido. Precisando do resultado, o Atlético-MG tomou as ações e se lançou para o ataque, criando as melhores chances.

Hulk foi disparado o jogador mais perigoso do Atlético, primeiro em uma cobrança de falta, exigiu Rossi que fez uma grande defesa. Alguns minutos depois, Hulk recebeu livre da entrada da área e soltou uma bomba para mais uma defesa importante de Rossi em dois tempos.

O Flamengo montou o seu esquema para poder aproveitar as oportunidades em contra-ataques e em duas chegadas levou muito perigo ao gol de Everson, primeiro com Arrascaeta que recebeu um cruzamento e cabeceou no contrapé do goleiro, a bola tirou tinta do travessão. Depois a melhor chance foi com Gerson que finalizou para boa defesa do goleiro atleticano.

O Galo seguiu criando as melhores oportunidades na partida, assustando bastante a defesa do Flamengo, mas a partida acabou indo para o intervalo com o 0 a 0 no placar, o que beneficiava o rubro-negro.

Na segunda etapa, as equipes voltaram com alteração. Pelo lado do Galo, Milito colocou Alan Kardec para ter mais um atacante, Filipe Luís tirou Gabigol e colocou Bruno Henrique para seguir explorando os espaços, já que o Atlético-MG precisava vir para cima.

Os primeiros minutos foram de constante trocação entre as equipes, o Galo assustou no começo com as investidas buscando Hulk, o Flamengo por sua vez deu uma grande resposta, Bruno Henrique ganhou na velocidade e cara a cara com Everson tentou por cobertura e exigiu boa defesa do goleiro.

Temendo as investidas com três atacantes do Galo, Filipe Luís colocou Fabrício Bruno no lugar de Arrascaeta e alguns minutos depois, Plata na vaga de Michael. As alterações fizeram o Flamengo conter um pouco o ímpeto do Galo e explorar ainda mais os contra-ataques.

Em mais uma defesa, Bruno Henrique invadiu livre e chutou para defesa de Everson com o rosto. O rubro-negro ainda teve um lance cristalino de gol com Alex Sandro que recebeu livre de Plata e acabou finalizando para mais uma grande defesa de Everson.

O jogo chegava aos minutos finais e em um lance de ataque do Galo, Rosssi acabou errando o tempo de bola, Alan Kardec livre acabou furando e desperdiçando uma chance clara. No contra-ataque, Bruno Henrique acionou Plata que invadiu em velocidade, driblou Saravia e com requintes de crueldade deu uma cavadinha para tirar de Everson e abrir o placar na decisão para o Flamengo.

Após o gol de Plata, uma confusão geral aconteceu. Os torcedores do Atlético-MG começaram a arremessar objetos e bombas em campo, os reservas do Flamengo e os jornalistas que cobriam o rubro-negro tiveram que se abrigar no banco, até a torcida ser contida pelo policiamento.

O jogo ficou paralisado por alguns minutos e mesmo com a volta, as melhores chances foram do Flamengo. David Luiz em uma ótima cobrança de falta parou em Everson. Wesley recebeu livre de Bruno Henrique e também parou no paredão do Galo.

Com os ânimos abalados, os jogadores do Atlético-MG não conseguiam criar e os minutos finais foram totalmente do Flamengo. Após o apito final, os rubro-negros comemoraram muito a conquista da sua quinta Copa do Brasil na história.

O Flamengo conseguiu o seu objetivo que além do título foi a vaga direta para a fase de grupos da Libertadores 2025. O rubro-negro volta a campo na próxima quarta-feira (13), contra o mesmo Atlético-MG, às 20h, no Maracanã, em partida válida pelo Campeonato Brasileiro.