O Flamengo enfrentou o Amazonas nesta quarta-feira (22/05), na Arena Amazonas, pela volta da terceira fase da Copa do Brasil. A partida foi bem parecida com a ida. Assim como o primeiro jogo, o Mais Querido venceu por 1 a 0, com gol de Pedro, em um jogo num ritmo mais lento. Ainda assim, fez o necessário e conseguiu a classificação para as oitavas de final da competição.
A primeira etapa foi em um ritmo um pouco lento. O Flamengo tinha a bola, enquanto o Amazonas se fechava bem. A equipe rubro-negra encontrava um pouco de dificuldade de criar. Já o time da casa buscava o contra-ataque, sempre pelo lado esquerdo, com Serafim. Ainda assim, algumas chances foram criadas.
O primeiro lance de perigo do Flamengo foi aos 20, em jogada que envolveu os dois laterais. Varela cruzou da direita na segunda trave e Ayrton Lucas cabeceou bonito, quicando no chão, mas o goleiro fez grande defesa. No escanteio, Cebolinha escorou de cabeça e a bola sobrou para Pedro na pequena área.
Na jogada, o centroavante finalizou, mas o goleiro saiu em cima dele e fez a defesa. A torcida pediu pênalti, pois o jogador foi atingido. Porém, o juiz mandou seguir e o VAR não chamou para revisão. Aos 23, outra grande chance do Flamengo. Ayrton Lucas passou por três e cruzou rasteiro. Pedro se esticou todo, mas tocou de raspão e a bola foi para fora.
Aos 34, a melhor chance do Amazonas. Serafim avançou em velocidade pela esquerda e cruzou rasteiro, nos pés de Pará na entrada da área. Ayrton Lucas chegou para atrapalhar, mas o jogador conseguiu finalizar, batendo mal na bola. O Flamengo devolveu quatro minutos depois, em chute de De La Cruz de muito longe, que explodiu no travessão.
O Mais Querido sofreu um susto aos 43. Após escanteio do Amazonas, Matheus Cunha subiu com um jogador adversário. Parecia um lance tranquilo, mas o goleiro rubro-negro deixou a bola escapulir e Sassá empurrou para o fundo das redes. Entretanto, o árbitro na hora anulou o gol, por falta em cima do goleiro.
A partida foi para o intervalo em 0 a 0. Na segunda etapa, o Mais Querido teve uma boa chance logo aos 3. Gerson passou para Arrascaeta na área, que cruzou para Pedro. O centroavante tentou de bicicleta, mas pegou mal na bola, mandando longe. Porém, depois disso, foi o Amazonas o time mais perigoso por um período.
A equipe rubro-negra parou de criar e viu o adversário criar algumas chances. Aos 6, Serafim passou por Varela e cruzou rasteiro, com Ayrton Lucas antecipando no último segundo. Aos 12, após dois escanteios do Amazonas, Ênio chutou dentro da área e a bola bateu na zaga. No minuto seguinte, Serafim arriscou de longe, parando em Matheus Cunha.
O Amazonas continuou pressionando. Aos 14, fez um cruzamento que passou raspando na pequena área rubro-negra. Dois minutos depois, Serafim finalizou novamente, com Matheus Cunha fazendo a defesa. Na sequência, outra vez o goleiro do Flamengo apareceu, após fraco chute de Igor Bolt de dentro da área.
Tite fez as primeiras mudanças aos 22. Igor Jesus e Luiz Araújo entraram nas vagas de De La Cruz e Allan. No primeiro lance após entrar, o ponta rubro-negro já apareceu, com bom chute de fora da área, parando no goleiro. Aos 28, Ayrton Lucas conduziu, Arrascaeta errou o passe e a bola sobrou para Luiz Araújo, que de novo finalizou bem, com Marcão espalmando. No rebote, Cebolinha chutou em cima do goleiro, que quase aceitou.
Já aos 31, Viña entrou na vaga de Ayrton Lucas. Dois minutos depois, o lateral participou de uma grande chance, que novamente envolveu Luiz Araújo. Matheus Cunha lançou para Gerson, que passou para Pedro. O centroavante tocou no Cebolinha, que passou para a infiltração de Viña. O lateral cruzou na medida para o ponta, que cabeceou com estilo, cruzado, no ângulo, com o goleiro fazendo grande defesa.
Mas, no minuto seguinte, enfim, veio o gol da tranquilidade. Após escanteio, a bola sobrou para Igor Jesus na intermediaria. O volante arriscou de longe, com força, a bola desviou no joelho do Pedro e foi no cantinho, rasteiro, sem chances para o goleiro. Com 2 a 0 no agregado, a classificação ficou praticamente garantida. Ainda assim, o time continuou buscando o ataque.
Aos 39, Viña passou para Luiz Araújo na direita. O ponta devolveu de calcanhar para Viña, que infiltrou em velocidade, ficando de frente para o goleiro. Mas, demorou para finalizar e acabou chutando em cima do jogador. O Amazonas teve uma chance em bom chute de fora da área aos 48, porém Matheus Cunha fez grande defesa, garantindo o 1 a 0 para o Flamengo.