Colômbia elimina Uruguai e Arrasca vai voltar para o Mengão

Com a eliminação uruguaia, o meia deve se reapresentar no Ninho do Urubu já na próxima semana

Uruguai x Colômbia
Foto: Divulgação / Seleção Uruguaia

Uruguai empatou com a Colômbia neste sábado(3), por 0 a 0, no Estádio Mané Garrincha, em Brasília, pelas quartas de final da Copa América. Com o resultado, a classificação foi decidida nos pênaltis e a Celeste foi eliminada após perder por 4 a 2 nas penalidades. Arrascaeta, que foi titular e camisa 10, retorna ao Flamengo para dar sequência na temporada e reforçar a equipe. O meia até fez um bom jogo, mas foi substituído aos 22 minutos do segundo tempo.

Uruguai começou a partida se lançando ao ataque, colocando pressão na Seleção Colombiana. Em três minutos, a Celeste chegou duas vezes com Arrascaeta em jogadas de bola parada, mas a zaga estava atenta e afastou o perigo. Os uruguaios dominavam a posse de bola, trocavam passes com rapidez, procurando espaço, mas o  sistema defensivo da Colômbia não dava chances. As equipes não conseguiam criar lances perigosos, foram 20 minutos sem intensidade e sem finalizações sem direção ao gol. Os times estavam com muitas dificuldade na criação, muito perde e ganha no meio campo, jogo muito parelho e truncado. O primeiro susto só veio aos 26 minutos, com a Colômbia, após Arrascaeta sair jogando errado, Cuéllar roubou a bola e deu um belo passe para Zapata, que ficou de cara para o gol, chutou forte, mas o goleiro Musalera salvou com uma linda defesa, mas o árbitro marcou impedimento, mesmo se a bola entrasse o lance seria anulado.

Uruguai x Colômbia
Foto: Divulgação / Seleção Uruguaia

Uruguai respondeu com Cavani, que finalizou para fora após Arrasca chegar no fundo e cruzar rasteiro procurando o centroavante, mas o bandeirinha assinalou impedimento mais uma vez. O camisa 10 uruguaio apareceu bem na partida, com jogadas de profundidade, e aos 35 minutos, quando pisou dentro da área, furou em um cruzamento feito por Valverde. Se acerta poderia abrir o placar. Aos 40, Luis Díaz sofreu falta no bico da área, Muriel cobrou, mas a bola passou por cima do gol, muito longe. Por duas vezes, Valverde chega ao fundo e cruza na área, mas o zagueiro Mina cortou antes que chegasse em Cavani. O único lance de perigo da partida no primeiro tempo acontece só aos 44 minutos. Zapata fez bela jogada individual, passou pela marcação e chutou forte, a bola explodiu no peito de Muslera. No rebote, Muriel emenda de primeira e a bola passa muito perto da meta Uruguaia. Foi o último ato da primeira etapa que terminou assim, 0 a 0.

Siga o Diário do Fla no Instagram

O segundo tempo começou bem mais agitado. Logo no primeiro minuto Luis Díaz avançou pelo lado esquerdo e bateu rasteiro, mas Godín fez o corte e salvou os uruguaios. Logo em seguida foi a vez da Celeste responder com Nández, que arriscou do lado direito e o goleiro Ospina fez uma defesa incrível, impedindo que a Seleção uruguaia fizesse o primeiro gol do jogo. Em cinco minutos as equipes mostravam mais intensidade que os primeiro 45. Aos 12 foi a vez de Arrascaeta quase abrir o placar. Após uma linda tabela do camisa 10 com Cavani, o meia bateu colocado, rasteiro, mas Ospina fez a defesa. Com 20 minutos foi a vez de Mina cabecear forte e quase inaugurar o marcador para a Colômbia, mas Muslera encaixou a bola com segurança.

Siga o Diário do Fla no Twitter

O jogo ficou ‘lá e cá’, as duas equipes se lançando ao ataque, mas faltava concluir as jogadas em gol. De Arrascaeta foi substituído aos 22 da segunda etapa. O meia deu lugar à revelação uruguaia, Facundo Torres. A partida continuou equilibrada, mas aos  27 Muslera salvou o Urugual depois de um cabeceio perfeito de Zapata no cantinho. O goleiro se esticou e salvou com a perna. O tempo foi passando, as equipes trocando passes, tentando de todas as maneiras ganharem o jogo no tempo normal, mas esbarravam nas defesas que realizaram uma grande partida. Apesar dos quatro minutos de acréscimo, o confronto terminou 0 a 0 e a vaga para a semifinal foi decidida nos pênaltis. Nas penalidades, a Colômbia venceu pro 5 a 4 e avançou para as semifinais da Copa América e espera o vencedor do confronto entre Argentina e Equador, que acontece também neste sábado, às 21h. Com a eliminação da Seleção uruguaia, Arrascaeta é aguardado no Ninho do Urubu para reforçar o elenco do Flamengo.

Penalidades

Colômbia: Zapata (Converteu); Davinson Sánchez (Converteu); Mina (Converteu); Borja (Converteu)

Uruguai: Cavani (Converteu); Giménez (Perdeu); Luis Suárez (Converteu); Viña (Perdeu)