As datas Fifa tem causado muitas dores de cabeça nos clubes que tem jogadores convocados. Porém, desde 1995 a Federação Internacional de Futebol criou a data para que os clubes não tenham jogos em períodos que tenham partidas da seleções. Na Europa, isso é seguido a risca. Segundo o blog do “PVC”, a última vez em que um time europeu jogou desfalcado por ter atleta nas seleções foi em 19 de setembro de 1993. Sem Romário, o Barcelona empatou com o Athletic Bilbao. O baixinho estava com a Seleção Brasileira, no Maracanã, marcando dois gols na seleção uruguaia.
Siga o Diário do Fla no Twitter
Porém, isso não é levado a sério no Brasil. Muitos clubes são frequentemente prejudicados. Para se ter noção de como esse problema é antigo, em 1987, o São Paulo ameaçou não jogar por estar desfalcado. Em 2011, o Neymar ficou ausente de 39% das partidas do Santos. Em 2012, ficou de fora de 44% dos jogos da equipe santista.
Siga o Diário do Fla no Instagram
Por isso, o Flamengo tem total razão em reclamar. O Mengão está em três competições importantíssimas e jogará desfalcado, isso se os jogadores convocados não voltarem lesionados, como tem acontecido com frequência.