Mesmo faltando um jogo para terminar a temporada, o Flamengo não tem mais pretensões, já que não tem chances de conquistar o título Brasileiro e já garantiu a segunda colocação. Assim, os atletas da equipe principal ganharam férias, para descansarem e se recuperarem. Três jogadores, entretanto, optaram para usar o período sem jogos para fazer uma cirurgia, com o intuito de repararem problemas físicos: Vitinho, César e Rodrigo Caio.
As artroscopias de reparo no menisco medial do joelho direito foram feitas nesta terça-feira (07/12) e, de acordo com nota oficial emitida pelo Flamengo, todas terminaram com sucesso, sem intercorrências. Dessa forma, os três jogadores terão alta na manhã desta quarta-feira (08/12) e começam o processo de fisioterapia já na sexta-feira (10/12), para poderem voltar nas melhores condições para a próxima temporada.
Desde a temporada passada, Rodrigo Caio vem sofrendo bastante com lesões. Se apenas em 2019 o zagueiro atuou em 60 jogos, nos dois anos seguintes foram 65 somados, sendo desfalque importante do Flamengo. César, por sua vez, sofreu uma lesão no ligamento cruzado do joelho direito em março deste ano, o que fez com que o atleta não atuasse na temporada. O goleiro até retornou aos treinos e foi relacionado, mas teve que fazer a cirurgia de reparo nesta terça-feira.
Já Vitinho é um caso à parte. Mesmo sem falar para a imprensa, o atleta vem sofrendo com dores no joelho direito desde abril. Ele tinha a opção de operar, mas optou por um tratamento menos invasivo, para não desfalcar o time. Deu certo. Mesmo lesionado, atuou em 63 partidas na temporada e teve ótimo desempenho, sendo o segundo atleta do Flamengo com mais participações diretas em gol, com 29, sendo 14 gols e 15 assistências – quesito no qual foi o líder do time.