CEO do Maracanã promete que estádio terá o melhor gramado do país

Valor da reforma está estimado em R$ 4 milhões e deve estar pronto para as semifinais do Carioca

CEO do Maracanã promete que estádio terá o melhor gramado do país
Foto: Instagram/Reprodução

A reforma no campo do Maracanã e o CEO do estádio, Severiano Braga, prometeu que o gramado do Jornalista Mário Filho será o melhor do país, de acordo com a “Veja”. Com a mudança, o local vai passar a ter uma grama híbrida, 90% será grama natural e 10% de sintética, que será feita pela empresa suíça “GrassMax Systems”.

Siga o Diário do Fla no Twitter

“Essa tecnologia é utilizada em vários estádios de ponta da Europa. Vai ficar maravilhoso”, garante Severiano.

Para iniciar a reforma, a primeira coisa que fizeram foi retirar toda a grama e deixar completamente careca, depois veio a limpeza de toda a área e a preparação para recebimento de nova camada de areia com granulometria adequada e uniforme. Em seguida, é feito o nivelamento a laser da nova camada de areia com a conferência dos caimentos. Por último, se faz o plantio do gramado em sprigs, mudas de grama formadas por folhas, raízes, estolões e rizomas sem a presença de solo. Após alguns dias do plantio e da formação do gramado novo, inicia-se o trabalho da costura dos fios no solo.

Siga o Diário do Fla no Instagram

O Sistema Grassmax combina grama natural com fibras sintéticas, para garantir consistência ao longo da temporada. Ou seja, é grama 100% natural do tipo bermuda celebration, reforçada por fibras de polietileno, que são injetadas a 18 centímetros de profundidade e dois centímetros sobre a superfície do campo. A tecnologia desse sistema faz uma “costura” entre os fios sintéticos e a grama natural, por meio de um equipamento especial. A grama híbrida é usada na maioria dos estádios europeus.