CBF divulga áudios de lances polêmicos no FlaFlu

A expulsão de Felipe Melo e o pisão de Gabigol em Ganso foram analisados pelo VAR

Foto: Reprodução

A arbitragem de Anderson Daronco no clássico que terminou em 0x0, no jogo de ida da Copa do Brasil, foi no mínimo polêmica. Na noite dessa quinta-feira (18), a CBF divulgou os áudios do VAR durante os momentos mais contestados da partida.

Foram analisados pelo árbitro de vídeo tanto a expulsão de Felipe Melo em lance forte conta Gabigol, quanto o suposto pisão de Gabriel no meia do Fluminense Paulo Henrique Ganso.

Na expulsão de F. Melo, Daronco inicialmente daria apenas cartão amarelo para o zagueiro do Flu, mas mudou a cor do cartão por recomendação da árbitra do VAR Daiane Muniz. Daronco: “Daiane, para mim é amarelo.” E Daiane respondeu: “A falta aconteceu. A falta é clara. (…) O único defensor está atrás da linha da bola, ele não tem chances de disputar essa bola com o atacante. No momento da falta, o atacante vai sair cara a cara com o goleiro, ok? Recomendo revisão para possível cartão vermelho.”

Diante do vídeo, Daronco alterou sua decisão e expulsou Felipe Melo da partida com vermelho direto. “Eu retiro o cartão amarelo. Eu fiz uma falta parada, pensei que o outro ia chegar. Eu vou retirar o amarelo e vou dar o cartão vermelho.”

Já no lance do pisão de Gabriel, a visão de Daiane e do seu assistente Fabricio Porfirio foi de que o lance foi sem intenção. “A perna do jogador atingida (Ganso), ela vai e segue bem onde o jogador (Gabigol) vai pousar a perna.” Analisou Fabrício.

Por sua vez, a árbitra concluiu: “Sim, exatamente. Tem o pisão do jogador do Flamengo, porém ele está tentando retirar a perna, e a perna do jogador do Fluminense está exatamente onde o jogador do Flamengo vai estacionar o pé, ok? Não é intencional esse pisão, ok? Daronco, o lance já está checado. Existe o pisão, porém não é uma ação que ele quis fazer, não é uma ação deliberada, tá bom? E quando acontece o contato, ele tira a força também, tá?”