CBF cogita pedir ajuda da Fifa para criação de nova Liga

Sob nova gestão, entidade busca criação de um novo campeonato em parceria com clubes

Ednaldo Rodrigues é eleito presidente da CBF até 2026
Foto: Reprodução

A CBF está sob nova direção. Nesse sentindo, o novo mandatário, Ednaldo Rodrigues se posiciona a favor da criação da Liga de clubes no país. Para isso, o presidente da entidade estuda pedir ajuda da Fifa para a elaboração do novo campeonato. A autoridade mor do futebol mundial já realizou determinado processo em outros países, como a criação da liga Chinesa.

Siga Diário do Fla no Twitter 

A ideia da CBF é estabelecer medidas principais para a criação do torneio, como arbitragem, registro de jogadores e calendário. Dessa forma, a entidade utilizaria modelos usados ao redor do mundo para definir determinadas questões.

No caso da arbitragem, existe a possibilidade da criação corpos profissionais de árbitros, como na Premier League, e as escalas serem feitas por outra instituição. Outra hipótese é os juízes terão de manterem o vínculo com a CBF.

Siga Diário do Fla no Instagram 

Calendário 

O Flamengo nos últimos anos constantemente é prejudicado devido ao calendário abusivo do futebol brasileiro. Sendo assim, Ednaldo Rodrigues abordou o tema após ser indagado pelo presidente do Rubro-Negro, Rodolfo Landim. O novo mandatário da CBF prometeu promover debates sobre o assunto no futuro.

“Com relação ao calendário, com todo o respeito à reforma tributária, o calendário do futebol brasileiro é uma reforma tributária multiplicada por dez. Foi nomeada uma comissão de clubes de forma democrática no âmbito do Conselho Técnico, Serie A, B, C, D”, disse Ednaldo.

Curta Diário do Fla no Facebook 

“É uma discussão, tem que haver mais pessoas opinando e debatendo. A CBF vai estar à disposição para demandas nesse sentido, dialogue e seja respeitada a vontade dos clubes, desde que sejam respeitados os calendários da Conmebol e da Fifa”, concluiu.