A Seleção Brasileira decidiu manter o meia Lucas Paquetá, mesmo com as recentes acusações recentes da Federação Inglesa, na convocação do treinador Dorival Júnior para a Copa América. O jogador é investigado por possíveis manipulações de resultados em apostas esportivas.
Questionado pelo caso, o presidente da CBF, Ednaldo Rodrigues, comentou a postura da federação em manter o atleta para a disputa do torneio. O cartola confirmou que entrou em contato com a Federação Inglesa para saber os detalhes do caso.
“Foi uma tomada de decisão bem criteriosa. A CBF procurou primeiro ouvir sua diretoria jurídica e de compliance, além da unidade de integridade da confederação. Também fizemos consulta à Federação Inglesa, com algumas perguntas bem objetivas sobre a situação do atleta. Em um caso desse, a federação tem que comunicar à Fifa se for para afastar o atleta. Quando ela não tem consistência daquela punição, ela não faz”, disse o presidente da CBF.
Após o contato, Ednaldo constatou que não havia ainda motivos sólidos para afastar o atleta da Seleção. Isso porque, ainda não existe uma condenação ou até mesmo uma previsão do resultado do caso. O fato até o momento é de que Paquetá e investigado por receber cartões amarelos deliberadamente em partidas da Premier League da penúltima temporada.
“Então, diante das perguntas que a CBF fez, a Federação Inglesa respondeu que não tinha previsão de punição. Com isso, a CBF entendeu que ele poderia permanecer na seleção brasileira sem qualquer problema. Acredito que em toda a Copa América não vai ter problema, porque o processo é longo. Pelo que colhemos da Federação Inglesa e de todos os outros, é como se fosse uma denúncia que não vai ter uma punição. Ao menos é esse nosso conhecimento de agora”, concluiu.
Copa América
Com o Garoto do Ninho à disposição, o treinador Dorival Júnior vive os últimos dias de preparação para a Copa América. O torneio acontece entre os dias 20 de junho e 14 de julho, nos Estados Unidos. A Seleção Brasileira estreia no dia 24, contra a Costa Rica.