Campeões da Libertadores e da Sul-Ameriana jogarão novo torneio em 2024

A ideia é ocupar no máximo de cinco a seis dias para travar o menos possível o calendário dos participantes..

conmebol
Reprodução

A Conmebol e a Concacaf anunciaram na tarde da última sexta-feira, uma nova competição de clubes. As entidades organizarão um torneio estilo “final four” envolvendo os melhores times de cada confederação.

As quatro equipes participantes (duas da América do Sul e duas das Américas Central, do Norte e do Caribe) se classificarão através das competições de clubes já existentes.

A Conmebol, no entanto, não deixou claro, de onde sairiam os dois representantes sul-americanos. Porém, segundo informou o jornalista Marcel Rizzo, do UOL, a cartolagem não vai inventar planos mirabolantes de indicação. A Conmebol enviará os campeões vigentes das Copas Libertadores e Sul-Americana e a Concacaf os atuais finalistas de sua Liga dos Campeões. Então, os ganhadores da Libertadores e a Sul-Americana em 2023 serão os indicados.

Em suma, Conmebol e Concacaf informaram que estão trabalhando para que a primeira edição deste torneio seja disputada em 2024. O principal desafio é encontrar datas no carregado calendário do futebol.

Para isso, o formato será simples: uma semifinal com confrontos entre clubes de diferentes confederações, com os vencedores fazendo a final e os perdedores jogando terceiro e quarto. Sempre ocorrerá em uma sede fixa, cada ano em um continente, e a ideia é ocupar no máximo de cinco a seis dias para travar o menos possível o calendário dos participantes..