Campeões da Libertadores buscam ser cabeças de chave no novo Mundial da Fifa

Time já realizaram uma petição junto a diretoria da Conmebol

Foto: Reprodução

A organização do novo Mundial de Clubes da Fifa ganhou mais um episódio nesta terça-feira. De acordo com a informação do site “UOL Esportes”, Flamengo, Fluminense e Palmeiras articulam para serem cabeças de chave no torneio.

O primeiro Super Mundial da Fifa irá acontecer em 2025, nos Estados Unidos. Dos 32 times que irão disputar o torneio, seis serão da América do Sul. Serão formados oito grupos de quatro times, assim como a Copa do Mundo.

Assim, Flamengo, Fluminense e Palmeiras defendem a prioridade de serem cabeças de chaves dos grupos. Isso porque, os três foram os últimos campeões da Libertadores da América. Deste modo, estariam no mesmo patamar dos ganhadores da Champions League, e por isto, deveriam liderar um grupo.

A articulação já foi peticionada junto à diretoria da Conmebol. Ou seja, clubes já possuem um pedido oficial para determinada necessidade, que também se estenderia para o campeão da Libertadores de 2024. O presidente da Conmebol, Alejandro Dominguez foi intitulado para levar a questão à Fifa.

A vantagem dos clubes brasileiros em serem cabeças de chaves no torneio é evitar grupos com times mais fortes da Europa. Deste modo, Flamengo, Fluminense e Palmeiras não poderiam enfrentar Manchester City ou Real Madrid, por exemplo, logo na primeira fase do torneio.

Além dessa reivindicação dos clubes, a Conmebol também debate com a Fifa anular a mudança no Mundial Interclubes de 2024, que rebaixou o time campeão da Libertadores. A ideia é que as equipes do continente só joguem na semifinal – e não nas quartas como está previsto para esta edição.