O Flamengo enfrentou o Vasco nesta segunda-feira (17/06), em São Januário, pela volta da final da Copa Rio sub-17. Após vencer a ida por 2 a 1, o Mais Querido acabou perdendo a volta por 1 a 0 e a partida foi para os pênaltis. Com muita emoção, a disputa foi até a sétima cobrança e o rubro-negro venceu por 6 a 5. Foi o primeiro título de Filipe Luís como treinador, na última partida dele na categoria, antes de subir para o sub-20.
A primeira etapa começou com o Flamengo até melhor. O time teve uma boa oportunidade com Joshua, que conduziu e entrou na área, finalizando para fora. Depois, a partida ficou equilibrada. Parecia que ia para o intervalo empatada sem gols, até que, aos 42, o zagueiro rubro-negro errou um passe e Bruno Lopes, do meio de campo, fez um golaço de cobertura.
Já o segundo tempo foi menos movimentado. As duas equipes estavam com mais medo de errar. O Flamengo teve mais posse, mas sem criar grandes chances. A partida terminou em 1 a 0 e foi para os pênaltis. Nas penalidades, o Vasco começou batendo e marcou. Joshua empatou para o Mais Querido. O adversário passou a frente novamente na segunda batida, Wanderson marcou para o rubro-negro.
Então, na terceira batida, o zagueiro Bruno André, do Vasco, isolou. O centroavante Camargo, do Flamengo, empatou, em cobrança rasteira no canto. Lucas Rafael fez para o Vasco na quarta cobrança. Ryan Roberto, joia rubro-negra, também mandou longe do gol, ficando tudo igual. O adversário marcou com João Victor e o Mais Querido com Fred, indo para o mata-mata.
Na primeira, Léo Félix, do Vasco, fez e o zagueiro Yago Melo, do Flamengo, também. Na seguinte, Breno foi na bola e o goleirão Léo Nanneti fez a defesa. Então, o zagueiro Jhonny bateu no canto, o goleiro até acertou o lado, mas não evitou. Gol do Mais Querido, que garantiu o bicampeonato consecutivo na competição e o primeiro título de Filipe Luís como treinador.