O Flamengo enfrenta o Vélez nesta quarta-feira (31/08), às 21h30, no Estádio José Amalfitani, pela ida da semifinal da Libertadores. O Mais Querido busca dar o primeiro passo em busca da classificação para final e, para isso, tenta manter o bom retrospecto contra o time argentino.
As duas equipes já se enfrentaram em dez oportunidades. Ao todo, o rubro-negro tem seis vitórias, com dois empates e apenas duas derrotas, sendo 17 gols marcados e 7 sofridos. Na casa do Vélez, como será o confronto desta quarta-feira, são cinco partidas, com três vitórias do Flamengo, um empate e uma derrota.
A primeira vez que os times se enfrentaram foi em 1995, na Argentina, pela primeira fase da Supercopa da Libertadores. O Flamengo venceu por 3 a 2, com gols de Edmundo, Sávio e Rodrigo Mendes. Na volta, no Maracanã, 3 a 0 para o Mais Querido, sendo 6 a 2 o agregado. Romário, Edmundo e Sávio marcaram.
Os dois times voltaram a se enfrentar na Supercopa da Libertadores em 1997, na fase de grupos. No primeiro jogo, no Maracanã, o Flamengo perdeu por 1 a 0. Já no segundo, atuando fora de casa, o Mais Querido venceu por 3 a 0, com três gols de Sávio.
No ano seguinte, duelo entre as equipes pela fase de grupos da Copa Mercosul. No primeiro jogo, no Estádio José Amalfitani, vitória do Vélez por 1 a 0. Já no Maracanã, 2 a 0 para o Flamengo, com dois de Romário. Já em 2000, outro confronto entre os times pela mesma fase do mesmo torneio. No primeiro, na ida, 1 a 1, gol de Petkovic.
Já na volta, no Maracanã, 2 a 0 Flamengo, gols de Adriano Imperador e Roma. Depois dessa sequência de duelos entre o Mais Querido e o Vélez, os dois times voltaram a se enfrentar apenas no ano passado, pela fase de grupos da Libertadores. Comandado por Rogério Ceni, o rubro-negro venceu no José Amalfitani por 3 a 2, gols de Arão, Gabigol e Arrascaeta, e empatou em 0 a 0 no Maracanã.
Com esse bom retrospecto em mente, o Flamengo entra em campo em busca de fazer um bom resultado na ida. A partida de volta será realizada já na quarta-feira da semana que vem, dia 7 de setembro, às 21h30, no Maracanã.