BAP é condenado a pagar R$ 50 mil de indenização a Abel Braga

Em 2020, dirigente do Flamengo direcionou falar ofensivas ao ex-treinador do clube

BAP é condenado a pagar R$ 50 mil de indenização a Abel Braga
Foto: André Durão/GE

Nesta sexta-feira, o ex-treinador do Flamengo Abel Braga conseguiu vitória na Justiça em ação contra o dirigente BAP, do Fla. Abel o denunciou por danos morais, após ser chamado de ‘bêbado’ e ‘drogado’ por BAP. Confira a sentença da juíza Marina Balester Mello de Godoy sobre o caso:

Siga Diário do Fla no Twitter

Em que pese o réu alegue que não tinha a intenção de ofender o autor e até já se retratou publicamente a respeito, está evidente que, adequadamente contextualizada, a declaração feita, mesmo que de modo informal, excedeu a mera crítica às escolhas técnicas do autor e usurpou a liberdade de expressão, porque, ao se questionar a sobriedade ou o uso de drogas pelo autor durante o exercício de sua profissão, durante uma entrevista, causou-lhe ofensas à honra e à sua reputação como treinador, mormente por ser figura pública e renomada no meio futebolístico. Não bastasse isso, as declarações foram feitas em canal acessível ao público, propagando-se rapidamente e causando significativa repercussão negativa, a evidenciar o cunho ofensivo das falas do réu”, declarou a juíza.

Antes da sentença, a defesa de BAP alegou que o dirigente não teve a intenção de ofender o treinador e que pediria desculpas publicamente a Abel. No entanto, a juíza não acatou o argumento da defesa, alegando que ele agiu de forma imprudente.

Curta o Diário do Fla no Facebook

A alegação de que o réu não tinha a intenção de ofender o autor não condiz com o conteúdo de suas declarações, que não tinham qualquer caráter informativo ou opinativo. Se não tinha a efetiva intenção de lhe causar danos, no mínimo, agiu de forma extremamente imprudente”, finalizou.

No comando do Mengão, Abel Braga teve bons números, mas o estilo de jogo não agradava a Nação Rubro-Negra. Em 32 jogos, foram 19 vitórias, oito empates e cinco derrotas. O treinador foi o último a dirigir o Fla antes da chegada de Jorge Jesus.