Bandeira: ‘Fui punido por crime de opinião’

Ex-presidente do clube perdeu os direitos políticos no Flamengo

Bandeira Conselho Deliberativo do Flamengo marca sessão para discutir suspensão de Bandeira de Mello
(Foto: Divulgação/Flamengo)

O ex-presidente do Flamengo, Eduardo Bandeira de Mello, perdeu os direitos políticos no Mais Querido por 5 anos e foi suspenso do clube por 90 dias. A decisão foi feita nesta segunda-feira (16/08), por votação feita na Gávea pelo Conselho de Administração. O ex-mandatário, então, afirmou que vai recorrer e que foi “punido por crime de opinião”.

O motivo da punição do Flamengo ao Bandeira foi uma declaração que ele fez, sobre o caso do incêndio do Ninho do Urubu. O ex-presidente afirmou que, se ele estivesse no comando do clube, a tragédia, que matou 10 jogadores da base rubro-negra, não teria ocorrido.

Vale destacar que o incêndio ocorreu no dia 8 de fevereiro de 2019, menos de dois meses depois de Landim assumir a posse do Flamengo, substituindo o mandato de Bandeira de Mello. A declaração, então, gerou revolta da diretoria atual e, em seguida, o grupo político “Vanguarda Rubro-Negra” deu entrada com o pedido de inquérito contra o ex-presidente.

Sócios do Flamengo chegaram a divulgar um manifesto contra a possível punição e apoiadores de Bandeira também afirmaram que a comissão de inquérito criada para a votação no Conselho de Administração era formada por aliados da gestão Landim e contra o ex-presidente. Ainda assim, Bandeira estava confiante. Depois do resultado negativo, ele se pronunciou contra a decisão.

Confira a nota

“Apesar do que alguns pensam, o Flamengo não tem dono.

O que o grupo do qual fiz parte fez para mudar os rumos do clube em 6 anos de trabalho parece incomodar alguns até hoje.

Meus acusadores torturaram o estatuto do clube para encontrar uma forma de me alijar do quadro associativo e do processo eleitoral do Flamengo.

Num processo com motivação política, conduzido a base de vícios e arbitrariedades, e sem nenhum rigor técnico ou jurídico, fui punido por crime de opinião.

Tenho orgulho de estar do lado oposto ao deles. Vou recorrer da decisão e tenho certeza que em dezembro estarei na Gávea para votar no meu candidato.

Ao longo dos vitoriosos 125 anos de história do Flamengo, vitórias em campo nunca serviram para mascarar atitudes mesquinhas e tentativas de cerceamento de liberdade dentro do clube.

Às milhares de pessoas que de uma forma ou de outra demonstraram sua solidariedade a mim nos últimos dias, deixo aqui o meu mais profundo agradecimento. O Flamengo é de todos nós.

Abs.

Saudações rubro-negras.

Eduardo Bandeira de Mello”.