Após vitória, Renato Gaúcho exalta seu trabalho no Flamengo: ‘Os números não mentem’

Treinador também criticou o não adiamento dos jogos do Mais Querido

Após vitória, Renato Gaúcho exalta seu trabalho no Flamengo: 'Os números não mentem'
Foto: Alexandre Vidal / CRF

O Flamengo sobrou no primeiro tempo e venceu o Athletico-PR por 3×0 no Maracanã. A partida foi válida pelo Campeonato Brasileiro. Após o término do jogo, o treinador Renato Gaúcho concedeu entrevista coletiva e falou sobre assuntos específicos do clube. Andreas Pereira exalta elenco do Flamengo e diz: ‘Entrar nesse time facilita muito o meu trabalho’.

Siga o Diário do Fla no Twitter

Siga o Diário do Fla no Instagram

Avaliação sobre o trabalho

“Meu trabalho está ligado ao grupo. Um trabalho, na minha opinião, muito bom. Até porque os números não mentem. Então, hoje, o Flamengo está numa semifinal de Copa do Brasil, final de Libertadores e estamos brigando pelo Brasileiro. Enfim, o Flamengo está bem nas três competições. O nosso objetivo é buscar títulos”.

Adiamento da CBF

“Landim foi muito feliz na colocações dele. Não cabe muito ao treinador entrar nesses detalhes, mas eu acho que as Datas Fifa deveriam ser cumpridas. O Flamengo está disputando três competições e a cada três dias, é uma decisão. Nosso grupo é muito bom, mas nós temos quatro jogadores servindo a seleção. Nessas horas, os únicos beneficiados são os nossos adversários. Então é difícil entender certas coisas”.

Opção por Kenedy

“Uma hora ele tem que jogar. Eu tenho conversado com ele. A gente tem preparado o Kenedy. Ele estava há um tempo sem jogar, então nós vamos botando aos poucos. Ele gosta de jogar pelo lado direito, mas entrou pelo lado esquerdo que ele também sabe jogar. Tecnicamente não foi tão bem, porque estava muito tempo parado. Mas ele precisa pegar ritmo”.

Primeiro tempo avassalador

“O sonho do treinador é que a equipe possa sempre atuar dessa forma. Fiquei muito feliz, principalmente pelo primeiro tempo da equipe. A gente treina pra isso. Fizemos tudo certo e conseguimos a vantagem logo nos primeiros minutos de jogo”.

Tricampeonato do Brasileirão

“O grupo tá sempre motivado, o grupo tá sempre querendo ganhar. É lógico que a gente quer ganhar o Campeonato Brasileiro, mas tem muitas equipes que são beneficiadas porque jogam uma vez por semana. O desgaste é muito grande. A gente trabalha pra ganhar. Tem uma distância boa para o Atlético-MG, mas nós temos jogos a menos. Então, o importante é a cada jogo a gente buscar os três pontos e ver o que vai acontecer”.

Lesões e maratona de jogos

“Quando a gente tira os jogadores, as pessoas acham que eu estou poupando. As pessoas não tem informações aqui de dentro e a gente não passa pra não falar a realidade da lesão do jogador. Por exemplo o Athletico-PR, que teve uma decisão na quarta-feira e hoje pouparam cinco jogadores. Então, as vezes os jogadores se lesionam justamente por causa disso. Por excesso de jogos, viagens e muita gente não entende isso. A gente quer ganhar e colocar todo mundo, mas nem sempre isso é possível. Mas as pessoas não querem entender isso. Acham que quer poupar jogador. É difícil agradar todo mundo. Mas as decisões que a gente toma são sempre em favor do clube”.

Jorge Jesus

“Cada treinador tem seu espaço. Cada treinador tem suas qualidades. O plantel do Flamengo é muito bom. Sempre elogiei. O Jorge Jesus fez um excelente trabalho aqui. Em pouco tempo, conquistou dois títulos. O meu objetivo é conquistar títulos também com esse grupo. As pessoas não podem esquecer que eu fui campeão lá no Grêmio com 200 mil. Então, você vê também o trabalho de um treinador quando não tem essa qualidade toda. Eu procuro dar continuidade ao meu trabalho. Sem dúvidas, com um elenco muito mais forte, mais perto se está das conquistas”.

Bruno Henrique

“É a sequência de jogos. Muitas vezes acham que a gente tá poupando. Bruno colocou a mão no adutor, eu falei com ele, chamei o doutor e quando terminou o primeiro tempo, ele pediu para sair. Até porque não sabíamos do grau da lesão. Então a gente vai esperar 24 horas. Amanha ele vai fazer exame e ver se lesionou ou não”.

Briga pelo Brasileiro com o Atlético-MG

“Hoje seria o Atlético por ter a vantagem de disputar duas competições. Mas isso não quer dizer que o Atlético vá ser campeão e nem que o Flamengo vai ganhar. Tem outros clubes brigando pelo título. O próprio Palmeiras é um adversário muito forte”.

Gabigol longe da área

“Tem vezes que eu peço pra ele abrir espaço para os próprios companheiros. Ele tem que sair também porque muitas vezes o adversário joga com a linha alta. Então, depende do adversário, depende do que estiver acontecendo em campo. É um jogador fundamental no nosso esquema, faz bastante gols. Gosto de jogar próximo da área, mas é importante se movimentar também”.

Kenedy longe da atuação ideal

“A gente procura trabalhar a parte física, técnica e tática. Procuro soltá-lo aos poucos. É um jogador que estava muito tempo parado e ainda pegou Covid. Mas pode ter certeza, daqui a pouco ele vai estar pronto. Consequentemente, ele vai nos ajudar nas competições  também”.

Importância do Filipe Luís

“Falo com ele quase diariamente. Jogou muito contra o Barcelona-EQU mesmo estando parado. É um jogador muito inteligente, jogou muito tempo lá fora e passa muita tranquilidade. É um líder. É bonito ver o Filipe Luís jogar”.