Após primeira convocação, Dorival projeta trabalho na Seleção: ‘Precisamos de resultado’

Treinador concedeu entrevista após divulgar primeira lista

Foto: Reprodução/Twitter

No início da tarde desta sexta-feira, o novo treinador da Seleção Brasileira, Dorival Jr, realizou sua primeira convocação à frente do Brasil. Depois da convocatória, o técnico falou com a imprensa e, entre diversos assuntos, projetou o trabalho na Seleção.

”Vivemos a vida em busca de resultados, não tem como fugirmos. É natural que todos estejam na expectativa de uma estreia em que voltemos a jogar dentro daquilo que estamos acostumados nossa seleção. Isto já vinha sendo mostrado nos últimos jogos, independente dos resultados. Não vai ser diferente. Teremos um tempo mínimo, sabemos e não pode ser uma bengala para que de repente nos peguemos nesses fatos e não tenhamos uma equipe competitiva. Temos de fazer o melhor sempre, colocar uma equipe para brigar com qualquer seleção do mundo em igualdade. Tempo é o que não temos, mas precisamos acelerar este processo e é o que estamos acostumados a fazer em todos os clubes, em que precisamos de resultado para ontem, não para amanhã. É um costume já enraizado em todos nós”, disse, antes de emendar sobre Richarlison:

”O doutor Rodrigo Lasmar teve contato hoje pela manhã assim que a notícia pipocou nos sites, estão otimistas, alinharam a situação. Provavelmente fique fora da partida seguinte da sua equipe, mas possível que tenha condições logo à frente. Pelo que foi passado, não veem uma situação que seja um problema, até porque acreditam em solução rápida, como o Marquinhos, zagueiro do PSG, na mesma condição”, complementou Dorival.

Confira outros trechos da coletiva de Dorival:

Convocação

”Temos de ter cuidados sempre, mexemos com profissionais de excelente nível, cada um deles buscando um espaço e é natural que dos muitos nomes levantados só podemos contar com 26 num primeiro momento. É uma relação inicial, espero que todos entendam que o trabalho continua. Hoje mesmo vamos observar jogos de competições e os nomes podem alterar com o tempo. Temos uma pré-lista que ela pode aumentar ao mesmo tempo que alguns nomes saírem, mas todos serão monitorados, e é uma obrigação de todos nós. Não fugiremos desta responsabilidade. Não foi fácil elaborar a lista, temos de pensar em muitos detalhes além do principal, que é o encaixe tático que buscaremos neste curto espaço de tempo”

Adaptação na Seleção

”Na seleção teremos dez dias a partir da apresentação dos jogadores, com poucos dias de convívio. Não é um trabalho fácil, eu estou tentando me adaptar rapidamente a tudo isso, primeiro mês foi bem complicado, confesso a vocês. Bem diferente, eram 20 anos com uma rotina de trabalho e tivemos que mudar para que nos adaptemos. Mas a adaptação foi rápida, graças a Deus, e espero que não sejam problemáticos estes pequenos detalhes. Vamos tentar trabalhar para ter uma equipe confiável rapidamente, para que todos vocês daqui a pouco estarem satisfeitos”

Ideia tática

”Baseamos a convocação em cima de aspectos táticos e a partir de hoje começamos a desenhar de maneira mais direta. Até então, a preocupação foi tentar alinhar o máximo possível os nomes em uma configuração inicial. Agora detalharmos mais, procuramos um encaixe momentâneo de peças, até termos todos em condições, no campo, observando diretamente. Vai ser agora nosso grande desafio. Até então pensamos muito no momento de cada um e as qualidades que apresentavam, para um encaixe teórico. Agora é colocar em um sistema que os deixem confortáveis. Vai ser o grande desafio a partir de agora”

Observações de jogadores

”Primeiro, observações. Muitas. O maior número de jogos possíveis, tentando detalhar cada atleta, funções, vê-los jogando em posições distintas do que faziam aqui no país, criar outras características. Vemos atacantes aqui no país jogando em meio-campo nas suas equipes. Tivemos jogadores acompanhados que se lesionaram, é o que temos de ficar atento nos próximos 15 dias. Muitos contatos, temos quatro equipes divididas vendo os jogos mais importantes de cada rodada, com jogadores pré-definidos. Agora vamos abrir um pouco mais este leque para alguns campeonatos. Continuaremos contatos quase diários com muitos destes atletas que estão lesionados. Com o doutor Rodrigo nos falamos a cada três ou quatro dias. Um trabalho que variou muito e fez com que buscássemos uma aproximação mais rápida com cada atleta”

Rodrigo Caetano sobre convocação de jogadores que atuam no Brasil na Copa América

”A CBF já se manifestou oficialmente, este é um assunto diretamente relacionado à diretoria de competições (paralisar o Brasileiro na Copa América). Até pouco tempo atrás estava em clube, e quando estamos em clube temos por natureza uma visão por vezes até visando o benefício do clube, que é natural e legítimo. Mas existe o ideal e o possível. Então pelo que soube, eu até fiz o contato antes de estar aqui e sabedor, temos uma limitação absurda com datas. Já teve solicitação, todos sabem como é montado o calendário anual. Prioridade para Data Fifa, depois Conmebol e depois datas nacionais. Faltam dias para contemplar tudo isso. Com a absoluta certeza que tudo que será possível ser feito, nosso diretor de competições fará – e faz”

Atletas de Brasil e Europa

”Não podemos esquecer que estamos praticamente em início de temporada (no Brasil). Segundo temos os melhores jogadores fora do país. Qualquer destaque na sequência fatalmente estará fora de seus clubes internamente. Pelo número considerável de jogadores que avaliamos, temos uma mescla considerável. Dei atenção a merecimento principalmente. A convocação foi muito mais neste sentido, buscando o máximo de cada um, sendo que muitos outros tenham merecimento para estar aqui também, mas em uma lista restrita não podemos ter. Mas muitos serão observados, já os conheço, já tivemos um primeiro contato. Mas o importante é que as observações não vão parar nesta lista. A partir de hoje já vamos monitorar outros mais”

Convocação de quem já trabalhou

”Quando você tem dúvidas e os jogadores se assemelham, natural que na definição nós já temos um conhecimento prévio e possa ter influenciado, sem dúvidas. A grande maioria já foi meu atleta. Bento, poderia ser o Alisson, Danilo… passando por nomes, devo ter encontrado com a grande maioria em algum momento da carreira. Já tendo uma noção do que podem entregar, mas acredito que de modo geral, o merecimento de todos eles é evidente em razão do que vinha acontecendo. Ficamos em dúvidas em muitos nomes, alguns de dentro do país e outros fora, mas acredito que achamos um equilíbrio no que buscávamos. Os que estão aqui, estão por merecimento, titulares, e podem dar grande retorno à nossa seleção”

Trabalho psicológico na Seleção

”Tenho que ter consciência do histórico, a responsabilidade do momento, mas acima de tudo a tranquilidade para que possamos encontrar o novo caminho. O futebol brasileiro se reinventa rapidamente, tem jogadores de altíssimo nível, com capacidade para voltarem a acreditar. É uma virada de chave que cada um precisa dar. Será fundamental no processo, não vejo como jogo da vida, ainda que seja importantíssimo. É um reinício para muitos que aqui estão. Que tenha tranquilidade, equilíbrio, mas sintam um pouco mais o momento e cada um de nós nos obriguemos a responsabilizar cada vez mais pela nossa seleção. Acho que este vai ser o caminho para que encontremos novamente a volta de bons resultados. Vai acontecer, não tenho dúvidas, agora o momento de todos nós tem que ser trabalhado para que volte a uma normalidade e é obrigação de todos”

Busca por resultados 

Eu acredito em uma reformulação como vem sendo desenvolvida. Quando falo em recuperação pelos últimos resultados e aqui não temos de culpar nada e ninguém. Virou alerta, não é mudança brusca, é voltar à normalidade, ao respeito que o Brasil teve fora. É nisto que pontuei, jamais como soando como crítica ao que seja. O futebol brasileiro precisa disso e temos de encarar este fato e o momento. Não podemos deixar que estes resultados perdurem. Penso na Copa do Mundo em dois anos e meio. Podem ter certeza que teremos resultados que de repente possam surpreender. Acreditem, confiem no trabalho, porque nos preparamos muito para que um dia isto aconteça. Não tenho dúvidas que estaremos presentes novamente em uma decisão de Copa. Nosso trabalho será voltado a isso.

Neymar

”O Ney está sendo monitorado, podem ter certeza. Ele está tentando acelerar o processo, temos de respeitar os protocolos, uma lesão difícil, complicada, mas ele é um grande profissional, sabe da importância dele e com certeza fará de tudo para estar com todos nós”

Vinicius Junior

”As alterações não são em relação à última partida da seleção, que vinha em evolução interessante. Conheço o trabalho do Diniz, sei que começava ali um novo momento. Dentro do desenho que preparamos, precisava de algumas alterações, não quer dizer que daqui a pouco não tenhamos os jogadores no grupo. Sobre o Vini, falamos com ele, mas é engraçado que ele assimila de uma maneira muito natural tudo que acontece e não acredito que seja um problema. É um atleta acima de tudo muito preparado, até pela pouca idade que tem, tem uma capacidade de assimilar interessante. Não vejo que seja um problema, ele tem qualidade e capacidade para se responsabilizar ainda mais em ocupar um espaço importante na seleção”

Escalação ideal

”Temos um desenho inicial, mas nada que não possa ser alterado. Vamos ter o desenho real com eles em campo, por isso prefiro esperar. Vamos trabalhar muito em cima disso, o que desenvolver com os jogadores no pouco tempo que teremos, para dois jogos tão complicados”

Ausência de meias na convocação

”Temos Andreas, Paquetá, os volantes que hoje falam como segundo volantes, mas vejo como meias de chegada, de criação, ou de um equilíbrio maior nas suas equipes. Estamos cientes de que é uma função que tem nos faltado em muitos clubes, por isso estamos readaptando volantes para funções de criação. É o que temos de encontrar, nesta própria situação, coloco o Rodrygo, que pode executar a função. Percebendo que temos coringas, eu busquei um reforço no meio-campo para que estejamos um pouquinho mais protegidos em determinados momentos das partidas”, finalizou Dorival.