Na noite deste sábado, o Flamengo convenceu a torcida no Maracanã e derrotou o América-MG por 3 a 0. Depois do jogo, o técnico Dorival Jr concedeu entrevista coletiva. Entre diversos assuntos, o treinador falou sobre a boa atuação do meio-campo do Fla e comentou sobre a escalação modificada.
”Acredito que a gente teve um equilíbrio durante a partida, muito em razão da força que tivemos na marcação. Essa marcação que foi iniciada pelos três atacantes. Quando perdemos um pouquinho dessa força, começamos a mexer. Foi um meio-campo que se completou, que teve força para marcar e velocidade na troca de passes. Eu acredito que todos os jogadores que entraram também corresponderam, isso manteve o meio-campo consistente. Quando todos os três participam, o trabalho de cada um é facilitado. Dedico a essa dedicação que tivemos e atribuo ela ao resultado”, disse Dorival, antes de emendar sobre a escalação modificada:
”Acho que temos que pensar partida a partida. Tínhamos do final da partida com o Atlético para cá, dois dias e meio. Enfrentando uma equipe que não atuou no meio de semana. Eu tenho sempre a ideia que precisamos em todos os momentos refazendo o próprio grupo, para que todos se sintam importantes. Varia a característica de cada um, claro, mas eles tem que se sentir importantes, participando a todo instante. E, na oportunidade que tem, darem seus recados. Não e poupar, é injetar os melhores fisicamente naquele instante. Sinto isso, os jogadores estão começando a entender a filosofia. Estão começando a encontrar um caminho importante. Tudo é questão de tempo. A cada jogo, vamos avaliar a melhor formação possível para aquela partida. O importante é todos estarem aptos e prontos”, complementou.
Confira outros trechos da coletiva de Dorival:
Sobre João Gomes e Andreas Pereira
”Para mim seria importantíssimo (permanência do Andreas), talvez seria nossa principal contratação a manutenção dele. Torço para que o presidente consiga encontrar um caminho e consiga deixá-lo aqui. É um jogador diferente, versátil, participativo, inteligente, não tenho dúvidas que ele ainda pode crescer. Sobre o João, ele vai melhorando. Eles vem completando aquilo que a equipe vem fazendo. Vejo que a equipe está evoluindo, não sei em que momento vem a regularidade, mas estamos vendo a cada momento uma evolução muito boa”
Sobre qual a briga do Flamengo no Brasileirão
”Primeiro, trabalho de recuperação. Temos que diminuir a diferença e aproximar dos que estão na frente. Depois, avaliar o que conseguimos fazer na própria temporada. Pegamos um momento complicado, a equipe vivendo momentos difíceis. Estamos oscilando um pouco e tentando recuperar a confiança. Temos que acelerar esse processo e somar os pontos possíveis. Mas temos que acreditar que podemos aproximar nesse grupo que estão pontuando toda rodada. E, quem sabe, numa esticada no momento final, agente tenha esse fôlego resgatado”
Vaias para Gabigol
”A posição da torcida é soberana e tem que ser respeitada por todos nós. Gabriel é um jogador importantíssimo para o Flamengo, tem dado uma resposta há anos. Pode até estar passando por um momento de instabilidade, mas o Gabriel eu conheço desde 2015 e sei a sua capacidade. Ele é deste tipo de jogador que a bola o procura. Em momento nenhum ele deixa de ter a nossa confiança. O torcedor sabe que pode confiar nele. Em relação ao Pedro, tudo é questão de sequência, a gente sabe disso. Sempre vou acreditar que o jogador se recupere. Eu só vou desistir de um jogador quando ele mesmo desista da condição dele. Do contrário, vou sempre insistir. São jogadores que estão aqui não por acaso e estão aqui porque tem qualidade”
Possibilidade de brigar pelas três competições
”Te garanto muito trabalho, dedicação e o resgate daquela equipe alegre e vibrante que sempre vimos. Aonde nós vamos chegar não sei, mas alguma coisa vamos buscar. Resultados não são previsíveis. Não tem como mensurá-los, você se dedica, com comprometimento. Os resultados talvez não seja aquilo que você mereça. Entrega não vai faltar. Não é fácil, futebol céu e o inferno tem só um palmo de distância. Mas vamos fortes em busca de todas as competições, com esse trabalho que está sendo desenvolvido e com a força do nosso torcedor”, finalizou Dorival.