Após assembleia, Federações permanecem com peso maior dos votos nas eleições da CBF

Assembleia Geral da entidade determinou a manutenção do peso dos votos

Após assembleia, Federações permanecem com peso maior dos votos nas eleições da CBF
(Foto: Lucas Figueiredo / CBF)

Na Assembleia Geral da Confederação Brasileira de Futebol (CBF) realizada nesta segunda-feira (7), determinou as regras para as eleições da entidade. Na reunião, foi decidido por unanimidade a manutenção dos pesos dos votos que já estava em vigor desde 2017. Com os pesos sendo mantidos, as federações continuarão com peso três, enquanto clube da Série A ficam com peso 2, e as equipes da Série B, que agora fazem parte oficialmente do colégio eleitoral, ficam com o peso um.

Durante a Assembleia, também ficou decidido que para um candidato registrar a sua candidatura, agora é necessário ter apoio formal de quatro clubes e quatro federações. Antes, para o registro, precisava do apoio cinco clubes e de oito federações.

Siga o Diário do Fla no Twitter

Com as novas regras eleitorais definidas, as federações poderão eleger um presidente para a CBF sem depender de nenhum clube. Como elas possuem peso 3 nas eleições, todas as federações somadas chegam a 81 votos na assembleia eleitoral, enquanto todos os clubes das Séries A e B juntos, somam 60 votos.

Acompanhe o Diário do Fla no Instagram

Nos próximos dias, a CBF deve convocar a nova eleição presidencial da entidade. Com o apoio das federações a Ednaldo Rodrigues, será difícil o presidente em exercício não seguir no cargo. O vencedor das eleições terá um mandato de quatro anos.

Curta o Diário do Fla no Facebook