Análise Tática São Paulo x Flamengo: Desfalques e retornos

Equipes se enfrentam neste domingo, às 16h, no Morumbi, pela 32ª rodada do Campeonato Brasileiro

Post de Bruno Henrique assusta torcida do Flamengo
Foto: Alexandre Vidal/Flamengo

Flamengo e São Paulo se enfrentam neste domingo (13/11), às 16h, no Morumbi, pela 32ª rodada do Campeonato Brasileiro. O Mais Querido vem de uma vitória de 3 a 0 em cima do Bahia. Por mais que as chances de conquistar o tricampeonato nacional sejam baixíssimas, o rubro-negro precisa vencer para afastar de vez o mau momento. Além disso, o confronto é importante para a equipe se prepara para a grande decisão da Libertadores, que será daqui a 13 dias. Para o jogo, Renato Gaúcho terá alguns desfalques importantes, mas conta também com retornos que elevam o nível da equipe.

O Mais Querido não terá à disposição sete jogadores, sendo quatro deles considerados titulares: Diego Alves, Isla, Filipe Luís e Arrascaeta, além de Diego, Vitinho e Pedro. Já Rodrigo Caio e Willian Arão, poupados da partida contra o Bahia, estão de volta. Além disso, Michael e Bruno Henrique, que também foram preservados no último confronto e começaram no banco, já estão disponíveis para iniciar a partida. Everton Ribeiro, por sua vez, cumpriu suspensão e será o titular. Assim, a provável equipe terá: Hugo Souza; Matheuzinho; Rodrigo Caio e David Luiz; Ramon; Willian Arão e Andreas Pereira; Everton Ribeiro e Michael; Bruno Henrique e Gabigol.

Com essa escalação, a tendência é que o Flamengo atue em um 4-2-2-2. A saída de bola é feita pelos zagueiros. Willian Arão tem a tendência de recuar entre os defensores para auxiliar no passe inicial. Mas, agora, com David Luiz, o zagueiro vira o principal responsáveis por fazer a saída, já que tem muita qualidade no passe e, inclusive, lançamentos, fazendo inversões importantes. Os laterais, por sua vez, têm liberdade de avançar, principalmente Matheuzinho. Isso porque, Everton Ribeiro atua aberto pela direita. Como o camisa 7 é canhoto, ele tem a tendência de cortar para dentro, abrindo espaço no corredor, que o jovem explora. Já na esquerda, Ramon não tem o mesmo buraco, já que Michael acaba ficando mais na ala e é imprevisível, indo para dentro ou para o fundo.

Então, Ramon acaba não avançando tanto pelo corredor, para dar ao ponta a liberdade de fazer o “mano a mano” contra o defensor adversário. Além disso, Bruno Henrique, que joga como um 2º atacante, também cai pela esquerda para fazer uma dobradinha com Michael. O jogador também entra muito na área, para explorar o espaço deixado por Gabigol. Isso porque, o centroavante tem o costume de abrir pelo lado direito, puxando a marcação e deixando um “buraco” para BH infiltrar e receber o passe ou cruzamento do camisa 9, ou de Everton Ribeiro e Matheuzinho.

Um jogador que tem uma função bem importante no time é Andreas Pereira. Atuando como 2º volante, o belga-brasileiro tem a responsabilidade de fazer a transição da defesa para o ataque, conduzindo a bola e dando dinâmica à equipe. É muito importante acelerar nos passes longos e viradas de jogo, além de aparecer como elemento surpresa na frente para finalizar as jogadas. Quando atua nessa posição, o camisa 18 costuma render bem melhor do que nas vezes em que joga avançado. Quando ele tem uma boa atuação, o Flamengo, naturalmente, sobe de patamar.

Renato Gaúcho tem uma outra opção de formação, sem precisar mudar a formação. O time pode atuar em uma espécie de 4-2-3-1, com Everton Ribeiro centralizado. Assim, Bruno Henrique abriria pela esquerda e Michael inverteria de lado, para atuar na direita. Dessa forma, a equipe passaria a ter dois jogadores de velocidade pelas alas. Além disso, seria um bom teste já pensando na volta de Arrascaeta. Isso porque, quando o uruguaio voltar, uma peça vai ter que sair. A tendência é que Michael vá para o banco. Entretanto, o ponta vem em um momento espetacular, diferente de ER. Ou seja, o treinador poderia aproveitar a partida contra o São Paulo para testá-lo na função do camisa 7.

De qualquer forma, o Flamengo vai a campo com uma equipe muito forte, mesmo com os desfalques, e pode fazer uma grande atuação. Para isso, precisa entrar focado, principalmente no quesito defensivo, não dando espaço para o São Paulo contra-atacar, além de ficar de olho na bola aérea. O ideal seria marcar pressão assim que perder a bola, jogando com muita intensidade. Caso faça isso, troque passes rápidos e se movimente bastante na frente, o Mais Querido tem tudo para sair com a vitória fora de casa.