Análise Tática: Os pontos fortes e fracos do Defensa y Justicia

Equipes se enfrentam na quarta-feira, pela partida de ida das oitavas de final da Libertadores

(Foto: Reprodução/Twitter/ClubDefensayJus)

O Flamengo enfrenta o Defensa y Justicia nesta quarta-feira (13/07), às 21h30, no estádio Norberto Tomaghello. Por mais que o adversário não tenha tanta tradição e nem um elenco caro, a equipe é muito organizada. São os atuais campeões da Sul-Americana e da Recopa – em cima do Palmeiras. O time tem pontos fortes, mas algumas fragilidades que podem ser bem exploradas pelo Mais Querido.

O técnico adversário conhece bem o Flamengo. Sebastián Beccacece eliminou o Mais Querido na última Libertadores, então no Racing. O treinador, de apenas 40 anos, passou boa parte da carreira como auxiliar de Sampaoli e aprendeu muito com o argentino. O primeiro trabalho “solo” foi justamente no Defensa y Justicia, na temporada 18/19. Se destacou, foi para o Independiente, onde não foi tão bem. Depois, teve uma boa passagem no Racing e retornou neste ano ao clube.

O Defensa foi campeão da Sul-Americana com Crespo, mas já era Beccacece o treinador da Recopa. A equipe também passou em um grupo “da morte” na Libertadores, eliminando o Independiente del Valle. Nos 6 jogos da competição, foram 3 vitórias, 2 empates e apenas 1 derrota. O time marcou 11 gols e, a ótima notícia para o Flamengo, sofreu 8, ou seja, 1,3 por partida.

Ainda há outros fatos interessantes para o Mais Querido. No total, desde que chegou, foram 21 partidas pelo Defensa y Justicia, com mais derrotas que vitórias. O time venceu apenas 7 vezes, tendo 6 empates e 8 derrotas. Outro ponto é que a equipe não atua desde 27 de maio, na última rodada da Libertadores, devido à paralisação do Campeonato Argentino. Então, por mais que tenham tido bom tempo de treino, os jogadores estão com menos ritmo de jogo.

O time também perdeu 2 jogadores importantíssimos, ambos para o River Plate. O volante Enzo Fernández, de 20 anos, e o atacante Brian Romero, de 30 anos. O primeiro é uma das joias do futebol argentino, que estava na equipe por empréstimo. Volante de muita qualidade para sair jogando, pode atuar em algumas funções, além de ter chegada na área. O outro era simplesmente o artilheiro da equipe, que atuava mais adiantado, com liberdade para cair pelos lados. No lugar dele, o experiente Lucas Barrios, de 36 anos, foi contratado – atleta de características diferentes e que vive um momento bem diferente.

Ainda assim, é preciso tomar muito cuidado. Justamente por não atuarem há muito tempo, é difícil prever qual esquema o time vai usar, até porque Beccacece é um treinador que varia muito a formação devido ao adversário. Só na Libertadores, atuou em um 4-1-4-1, 3-5-2, 3-4-2-1 e 5-4-1. Mas, as características devem se manter. O Defensa, mesmo tendo menos investimento que vários clubes, tem como virtude tentar ter a posse de bola.

A equipe troca muitos passes, sai jogando desde a defesa e faz o estilo posicional, muito organizado. A marcação da equipe é em linha alta, bem compacta. Ofensivamente, o time explora muito o lado de campo, com paciência para achar a melhor opção do passe em profundidade para o jogador fazer o cruzamento. A bola parada ofensiva também é bem forte e o Flamengo tem que tomar muitos cuidados.

Por outro lado, há pontos interessantes para o Mais Querido explorar. Primeiramente, por tentar sair jogando, o rubro-negro deve explorar a marcação pressão, para tentar roubar a bola já no campo de ataque e fazer o gol. As linhas altas também deixam o time exposto as vezes, principalmente em enfiadas. Então, mesmo sem Bruno Henrique, seria interessante o Flamengo ter algum jogador de velocidade, para receber esses passes, além de usar muito a movimentação de Gabigol nesse quesito.

Um outro ponto é a bola parada. Se na frente é uma arma do time, na defesa é um ponto de vulnerabilidade. A equipe toma muitos gols em cruzamentos, algo que o Flamengo deve explorar, principalmente pelo fato de que Gustavo Henrique deve ser o titular. O zagueiro pode ser uma arma importante na frente.

Então, a partida tem tudo para ser bem interessante. O Defensa y Justicia é uma equipe muito organizada, que tem um treinador bem promissor e teve muito tempo de treino para corrigir algumas falhas. Ainda assim, o time está com menos ritmo de jogo, tem desfalques importantes e vinha mostrando algumas fragilidades que o Flamengo pode explorar, para sair com um bom resultado na Argentina.