Flamengo e Juventude se enfrentam neste domingo (27/06), no Estádio Alfredo Jaconi, pela 7ª rodada do Campeonato Brasileiro. O Mais Querido não tem um bom retrospecto em Caxias do Sul. A equipe não vence lá há 10 jogos. Entretanto, o time, comandado por Rogério Ceni, tem todas as condições de vencer o confronto.
O Juventude atua em um 4-2-3-1. No ataque, o time explora muito o centroavante Matheus Peixoto, como referência. A equipe tenta fazer muitas jogadas pelos lados de campo, com Marcos Vinicios e Paulinho Boia. No meio, Guilherme Castilho, Chico ou Matheus Jesus tentam controlar o jogo. A bola aérea também é uma arma do time gaúcho. Mas, é na defesa que aparecem as maiores falhas, que o Flamengo pode explorar.
O Mais Querido atua em uma espécie de 3-2-3-2. Gustavo Henrique – que vai atuar na vaga de Rodrigo Caio -, Willian Arão e Filipe Luís fazem a primeira linha. Diego e João Gomes devem ser os volantes. Com os desfalques da Copa América, na frente atuam Matheuzinho, na ala-direita, Vitinho centralizado e Michael aberto na esquerda. No ataque, a dupla Bruno Henrique e Pedro.
Sem Arrascaeta e Everton Ribeiro, o time fica menos técnico, mas bem mais veloz. E este fator pode ser fundamental para o Flamengo. Isso porque, o Juventude é um time que vem mostrando mais fragilidade defensiva nos lados do campo, principalmente na esquerda – apesar de ter melhorado com a entrada do lateral William Matheus no lugar de Alyson. Então, a dobradinha do Matheuzinho com Vitinho pela direita de ataque pode ser letal.
Bruno Henrique é outro que pode explorar muito essas falhas defensivas do Juventude. O principal motivo disso é que, com Michael atuando na ala-esquerda, o atacante não precisa ficar “preso” na ponta e, então, tem muita liberdade para se movimentar. Assim, pode cair pelos dois lados do campo e até fazer triangulação com Vitinho e Matheuziho.
Outro ponto negativo da defesa do Juventude é a bola aérea. O time vem sofrendo no quesito no Campeonato Brasileiro. O Flamengo pode explorar muito isso com a presença de área de Pedro e do fato que Gustavo Henrique provavelmente será o titular. Então, mesmo atuando fora de casa e com um time repleto de desfalques, o Mais Querido tem tudo para conseguir a vitória. Para isso, a equipe precisa continuar focada, explorando a velocidade e a intensidade.