Análise Tática Grêmio x Flamengo: Último desafio antes da grande final

Equipes se enfrentam nesta terça-feira, no Rio Grande do Sul, às 21h, pela partida atrasada da 2ª rodada do Campeonato Brasileiro

(Foto: Reprodução/Alexandre Vidal/Flamengo)

Flamengo e Grêmio se enfrentam nesta terça-feira (23/11), no Rio Grande do Sul, às 21h, pela partida atrasada da 2ª rodada do Campeonato Brasileiro. A partida é a última antes da decisão da Libertadores, que será disputada daqui a 4 dias. Com isso, o Mais Querido deve entrar com o time inteiro reserva, até porque as chances da conquista do tricampeonato nacional são quase nulas. Ainda assim, o confronto é importante para manter o bom momento, já que o rubro-negro vem de quatro vitórias consecutivas. Além disso, mesmo com a equipe alternativa, Renato Gaúcho tem ótimas alternativas para ter outra boa atuação.

A tendência é que o Flamengo entre em campo no 4-3-3, que mescla para o 4-2-3-1: Hugo Souza (Diego Alves); Matheuzinho; Gustavo Henrique e Léo Pereira; Ramon; Thiago Maia, João Gomes e Diego Ribas; Kenedy, Vitinho e Victor Gabriel (Pedro). Com essa escalação, Kenedy deve jogar aberto pela direita, enquanto o camisa 11 na esquerda, ambos com a tendência de cortar para dentro e deixar espaço no corredor para os laterais avançarem. No meio, Thiago Maia deve ser o primeiro volante, com João Gomes de segundo, tendo bastante liberdade para se movimentar, enquanto Diego mescla entre terceiro e meia-armador, ficando mais adiantado e próximo da área.

O jogo pode ser bem importante para os reservas mostrarem o valor como opções confiáveis para a final da Libertadores, principalmente na função de 2º volante. Andreas Pereira é o titular incontestável e tem um papel importantíssimo de fazer a transição da defesa para o ataque, acelerando o jogo e aparecendo como elemento surpresa. Entretanto, nunca se sabe o que vai acontecer na decisão. O jogador pode se lesionar, ou estar em um dia ruim. Assim, é importante que o técnico tenha em mente qual atleta pode colocar na vaga do belga-brasileiro, caso seja necessário. Até o momento, três jogadores disputam essa posição: Thiago Maia, Diego e João Gomes.

Thiago Maia é um primeiro volante de origem e, quando atua assim, costuma ir muito bem. Isso porque, o jogador é ótimo na defesa e tem um passe rápido de primeira. Entretanto, nas várias vezes que jogou como 2º volante, o atleta teve um rendimento abaixo, principalmente no quesito ofensivo, já que ele não tem como característica a condução de bola e nem pisar na área como elemento surpresa, além de ser mais lento, deixando o time um pouco “pesado”. Diego, por sua vez, teve a oportunidade de ser titular algumas vezes nessa posição, só que também não rendeu tanto. O atleta até tem bom passe, porém, muito pela idade, acaba deixando espaços na defesa e as vezes acaba segurando demais a bola e perdendo em áreas perigosas do campo ao ser pressionado.

Já João Gomes era uma peça sempre presente no time de Rogério Ceni, mas perdeu bastante espaço com Renato Gaúcho. O treinador optava sempre por Thiago Maia ou Diego quando não tinha Andreas. Entretanto, contra o Corinthians, o técnico botou a equipe quase toda reserva e voltou a dar uma chance ao jovem. Atuando como 2º volante titular, o jogador foi um dos destaques da partida, se movimentando muito, marcando pressão desde o campo de ataque, dando passes rápidos, ótimas enfiadas de bola e ainda aparecendo como elemento surpresa. Ou seja, caso faça mais uma partida deste nível, o atleta pode se tornar a primeira opção do treinador.

A partida também será importante para Ramon, que também precisa ir bem novamente para se firmar como o reserva imediato de Filipe Luís, além dos pontas. Atualmente, considerando que Michael vá para o banco com a volta de Arrascaeta, o camisa 19 é a primeira opção do banco. Mas, é importante outros jogadores se mostrarem escolhas ofensivas confiáveis para Renato botar ao longo da partida. Vitinho, por exemplo, teve uma excelente atuação contra o Inter, jogando tanto pelas pontas, como centralizado, o que é algo que o técnico pode explorar ao longo do confronto contra o Grêmio e até na final, caso precise. Já Kenedy e Rodinei lutam pela outra vaga de velocista reserva, com o atacante tendo mais o drible e chute, enquanto o lateral dá mais velocidade e assistência.

Ou seja, mesmo com o time todo reserva, o Flamengo tem boas opções para enfrentar o Grêmio e Renato Gaúcho vai poder aproveitar a partida para fazer as últimas observações sobre quem confia como alternativas para a decisão da Libertadores. Será importantíssimo também colocar Pedro no jogo, nem que seja por alguns minutos, para dar ritmo ao centroavante, que trás ao time uma característica diferente, sendo um jogador que faz o pivô e prende a bola na frente, o que pode ser importante na final. De qualquer forma, caso atue focado, marcando pressão, trocando passes rápidos e se movimentando bastante na frente, o Mais Querido tem tudo para sair com outra vitória diante o tricolor gaúcho.