Análise Tática Flamengo x Volta Redonda: A volta de João Gomes

Equipes se enfrentam neste sábado, às 18h, no Raulino de Oliveira

(Foto: Reprodução/Gilvan de Souza/Flamengo)

O Flamengo enfrenta o Volta Redonda neste sábado (29/01), às 18h, no Raulino de Oliveira, pela segunda rodada do Campeonato Carioca. O Mais Querido vai mais uma vez com uma equipe formada apenas por atletas formados da base. Ainda assim, o time é muito forte tecnica e taticamente. Depois de estrear com uma vitória, o grupo comandado por Fábio Matias busca se manter 100% na temporada.

Para esta rodada, o Flamengo terá um reforço importante. Recuperado da Covid-19, João Gomes foi relacionado e será titular contra o Volta Redonda. Apesar de também ser jovem, de apenas 20 anos, revelado na base rubro-negra, o volante tem bastante experiência, tendo atuado 58 vezes pelos profissionais, várias delas como titular e em competições grandes, como Libertadores e Brasileirão.

Assim, a tendência é que João Gomes entre na vaga do primeiro volante, Igor Jesus, de 18 anos. O resto do time titular deve ser o mesmo que atuou na estreia, contra a Portuguesa-RJ. Ou seja, a provável escalação será: Matheus Cunha; Wesley; Noga e Cleiton; Marcos Paulo; João Gomes e Yuri de Oliveira; Lázaro, Matheus França, Thiaguinho e André.

A formação, por sua vez, deve mesclar bastante ao longo do jogo, pois Fábio Matias gosta de alternar a tática. Mas, a tendência é que, com a bola, o time atue mais em uma espécie de 3-3-3-1. Na primeira linha, João Gomes deve recuar entre os zagueiros para auxiliar na saída, dando liberdade para os laterais avançarem.

Yuri de Oliveira seria o homem em frente a primeira linha, com Wesley e Marcos Paulo ao lado, sempre esperando os jogadores de frente abrirem um espaço no corredor para atacarem. Lázaro deve jogar pela direita, mas caindo também por dentro para ajudar na criação. Matheus França fica centralizado, como um “10”, também recuando para auxiliar no passe inicial.

Thiaguinho, por sua vez, vai fazer o corredor esquerdo. Canhoto, o jogador usa bastante o fundo e aproveita para dar a forte finalização. Já André é um centroavante bem móvel. O jogador é ponta de origem, tem muita velocidade e altura, se movimentando bastante pelo campo de ataque e sendo peça fundamental do time.

A equipe também pode mudar a formação para com 2 atacantes, avançando Matheus França, colocando-o ao lado de André. Assim, Lázaro pode ficar mais centralizado, como um camisa 10, dando ainda mais espaço para Wesley avançar pela direita. Nessa situação, Thiaguinho poderia inverter de lado também, deixando Marcos Paulo, que tem muita velocidade, fazer o corredor esquerdo.

Uma outra questão é dar liberdade para João Gomes. O jovem costuma render melhor quando pode avançar para o ataque e pisar na área. Então, assim, Fábio Matias pode tirá-lo da função de ficar entre os zagueiros, alternando-o com Yuri de Oliveira. Assim, João ficaria mais solto, surgindo como opção na saída de bola, mas adiantando em vários momentos.

Então, pode se esperar um time de bastante qualidade e alternativas. A equipe é jovem, com média de 19 anos de idade e tendo Yuri de Oliveira como o jogador mais velho, com 21 anos. Mas, técnica não falta. Além disso, os jogadores e o treinador são bem versáteis, ou seja, é bem provável que o time não fique preso em uma forma de jogar a partida inteira.