Análise Tática Flamengo x Vasco: Momento de mostrar mais

Equipes se enfrentam neste domingo, às 16h, no Maracanã, pela volta da semifinal do Carioca

Paulo Sousa 'É um processo que vai levar algum tempo', diz Mauro Cezar sobre Paulo Sousa
(Foto: Reprodução/Marcelo Cortes/Flamengo)

O Flamengo enfrenta o Vasco neste domingo (20/03), às 16h, no Maracanã, pela partida de volta da semifinal do Campeonato Carioca. O Mais Querido venceu o primeiro jogo por 1 a 0 e, por ter a vantagem do empate, pode até perder por um gol de diferença. Mas, a questão para o time não é essa. O momento é de tentar vencer e convencer, principalmente depois do fraco segundo tempo na ida. E qualidade não falta.

A tendência é que a estrutura se mantenha no 3-4-2-1 com a bola. A primeira linha deve ser formada por Fabrício Bruno pela direita, David Luiz central e Filipe Luís na esquerda. Na ala-direita, Matheuzinho e Rodinei disputam posição, enquanto quatro jogadores disputam duas vagas de volantes: Arão, Andreas, Thiago Maia e João Gomes. A dupla fica em frente à zaga, com a função de fazer a ligação e pisar na área.

Já Bruno Henrique não estará à disposição de Paulo Sousa. Mas, o técnico tem várias opções para botar no lugar do camisa 27. Na última partida, o treinador colocou o atacante como ala-esquerdo, deixando Everton Ribeiro, Arrascaeta e Gabigol no setor ofensivo. Então, uma opção seria manter o trio de frente, colocando Lázaro ou Vitinho no corredor pela esquerda.

Outra ideia seria a de retornar Everton Ribeiro para a ala-esquerda. Dessa forma, alguém teria que entrar no setor ofensivo. O jogador pode ser Pedro, que entra como centroavante de referência, recuando Gabigol por trás dele, pela direita. O técnico pode optar também por manter Gabi de referência, colocando Vitinho, Lázaro ou Marinho na função ofensiva, por dentro.

Caso queira “ousar” mais, o treinador pode tirar um dos volantes da equipe, recuando Arrascaeta para jogar ao lado do outro atleta da função. O uruguaio vai bem próximo da área, mas consegue fazer bem essa posição mais atrás, pois tem qualidade no passe, além da finalização de longa distância. Com ele lá, Paulo Sousa tem ainda mais alternativas na frente e alas.

Ou seja, opções não faltam para o treinador. Independente de quem escolha, o time precisa ter o mesmo controle que conseguiu na primeira etapa do último jogo contra o Vasco, só que com mais intensidade e agressividade no setor ofensivo. A movimentação e finalizações de longa distância também podem fazer a diferença.