Análise Tática Flamengo x Vasco: Agora é pra valer

Equipes se enfrentam nesta quarta-feira, às 20h, no Maracanã, pela ida da semifinal do Carioca

(Foto: Reprodução/Marcelo Cortes/Flamengo)

O Flamengo enfrenta o Vasco nesta quarta-feira (16/03), às 20h, no Maracanã, pela partida de ida da semifinal do Campeonato Carioca. A partida marca o começo da temporada “oficial” do Mais Querido. Até então, Paulo Sousa tratou as demais partidas como testes, alternando a escalação em todos os dez jogos que comandou a equipe. Agora, por ser um jogo mais decisivo, é provável que o treinador escale o “time ideal” no confronto.

Justamente por nunca ter repetido uma escalação, é difícil cravar quais serão os 11 iniciais de Paulo Sousa. Mas, dá para saber qual será a formação tática. Isso porque, até aqui, em todos os confrontos o Flamengo entrou em campo em uma espécie de 3-4-2-1 com a bola. A marcação costuma ser feita desde o campo ofensivo, com as linhas altas, pressionando o adversário, e com muita movimentação.

Com Hugo Souza no gol, a primeira linha do Mais Querido deve ser formada por Fabrício Bruno na direita, David Luiz centralizado e Filipe Luís pela esquerda. Já na frente deles, Rodinei será o ala-direita, com Everton Ribeiro ou Lázaro aberto na esquerda. Já a dupla de volantes, que tem o papel de fazer a transição da defesa para o ataque, pisando na área, provavelmente será com Arão e João Gomes, tendo Andreas e Thiago Maia de opções.

Já o setor ofensivo provavelmente será com Gabigol de referência, tendo por trás dele Arrascaeta, mais à direita, e Bruno Henrique, à esquerda. O trio, porém, está sempre em movimentação. Muitas vezes Gabigol recua pela direita. Assim, Bruno Henrique explora o buraco deixado pelo 9 e infiltra na área, com Arrasca caindo pela direita. O uruguaio muitas vezes também faz a função avançada quando o atacante sai, ou inverte de lado com BH.

Há, entretanto, uma grande possibilidade de Pedro começar o jogo como titular. Isso porque, a tendência é que o Vasco atue bem recuado, com as linhas baixas. Assim, o centroavante pode ser importante na função de fazer o pivô, prendendo os zagueiros adversários e abrindo espaços na defesa cruz-maltina para a triangulação.

Com a entrada de Pedro, algum atleta teria que sair do time. Pode ser um dos jogadores do trio ofensivo (Bruno Henrique, Arrascaeta ou Gabigol), ou uma mudança mais “ousada”. Uma delas seria a saída de um dos volantes, recuando, assim, Arrasca para atuar ao lado de Arão ou João Gomes – como feito no segundo tempo contra o próprio Vasco. Outra poderia ser tirar Everton Ribeiro, colocando Bruno Henrique na ala-esquerda.

Opções não faltam para Paulo Sousa. São muitas variações que o time pode fazer, mantendo a estrutura do 3-4-2-1. Além de Pedro, há jogadores como Vitinho e Marinho que podem dar uma cara no setor ofensivo. Já na primeira linha, o treinador pode colocar 3 zagueiros de ofício, ou apenas um, com dois laterais, ou um lateral e Willian Arão, por exemplo. Resta ver qual será a escalação escolhida pelo técnico e como será o desempenho no primeiro jogo “oficial” da temporada.