Análise Tática Flamengo x Palmeiras: É preciso manter o ritmo

Mais Querido vem de uma ótima atuação contra o São Paulo

O Flamengo enfrenta o Palmeiras nesta quarta-feira (20/04), às 19h30, no Maracanã, pela partida adiantada da quarta rodada do Campeonato Brasileiro. A torcida rubro-negra esgotou os ingressos e espera motivar o Mais Querido para continuar com a boa fase. O time vem de duas vitórias consecutivas, a última com ótima atuação. Agora, no reencontro contra o algoz da Libertadores, Paulo Sousa terá o jogo mais difícil da temporada até aqui.

Para a partida, o Flamengo não terá sete jogadores à disposição: Rodrigo Caio, Gustavo Henrique, Fabrício Bruno, Matheuzinho, Ayrton Lucas, Vitinho e Bruno Henrique. Ainda assim, a equipe deve manter a estrutura tática no 3-4-2-1 com a bola. A tendência é que a primeira linha continue com Arão, David Luiz e Filipe Luís, apesar de o treinador ter Pablo disponível pela primeira vez.

Na ala-direita, com Rodinei em má fase e Matheuzinho lesionado, Isla deve ganhar uma vaga no time titular. Já a dupla de volantes deve permanecer com Thiago Maia e João Gomes, com Lázaro na ala-esquerda. Na frente, Gabigol deve atuar como referência, enquanto Arrascaeta fica por trás dele pela esquerda e Everton Ribeiro à direita, com os três se movimentando bastante.

Pedro também pode ser uma opção bem interessante, tanto para iniciar o jogo, como para botar ao longo da partida. Isso porque, há uma possibilidade de o Palmeiras jogar mais fechado. Assim, o Flamengo ocuparia o campo de ataque e o centroavante é um jogador que consegue “prender” a marcação de alguns zagueiros, abrindo espaços na defesa adversária para outros infiltrarem.

Dessa forma, Pedro pode entrar na vaga, por exemplo, de Everton Ribeiro, recuando Gabigol para a função do camisa 7. Uma outra opção seria a de tirar um dos volantes para colocar o centroavante, botando Arrascaeta ou o próprio ER na função do meio de campo. Ambos tem muita qualidade no passe e poderiam, assim, fazer tanto a ligação da defesa para o ataque, como pisar na área para finalizar.

Mas, ainda mais importante que as escolhas individuais do treinador, é fundamental que o coletivo funcione. O time precisa fazer que nem contra o São Paulo e jogar de forma compacta. Para isso, as linhas precisam estar sincronizadas. Ou seja, caso decida marcar em bloco baixo, no campo de defesa, todos precisam recuar. Já se formar pressionar no ataque, todos tem que subir, para não deixar espaços no meio, como vistos em outros jogos, pois se isso acontecer, o Palmeiras vai saber explorar.

Então, para manter a boa fase, o time precisa manter o padrão visto na rodada passada. Flamengo tem que jogar compacto, com intensidade, sabendo arcar na frente e atrás, sem dar espaços para o adversário criar. Já no ataque, é preciso trocar passes rápidos e se movimentar bastante. Caso faça isso, tem tudo para ter um grande jogo e conseguir o bom resultado contra o Palmeiras.