Análise Tática Flamengo x Juventude: Desfalques em peso

Equipes se enfrentam nesta quarta-feira, às 19h, no Maracanã, pela 26ª rodada do Campeonato Brasileiro

(Foto: Reprodução/Alexandre Vidal/Flamengo)

Flamengo e Juventude se enfrentam nesta quarta-feira (13/10), às 19h, no Maracanã, pela 26ª rodada do Campeonato Brasileiro. O Mais Querido precisa da vitória para começar uma arrancada na competição. O desafio, entretanto, não será simples. Renato Gaúcho não terá a disposição dez jogadores, sendo oito deles considerados titulares pelo treinador. O técnico tem uma tarefa complicada na escolha dos titulares, principalmente em uma posição específica: quem vai substituir Everton Ribeiro/Vitinho.

O Mais Querido continua sem contar com Isla, Arrascaeta, Everton Ribeiro e Gabigol, convocados para a Data Fifa. Além deles, Diego Alves, David Luiz, Gustavo Henrique, Diego e Bruno Henrique, lesionados, permanecem fora. Essas ausências não são novidades, já que todos eles não atuaram na vitória em cima do Fortaleza. Entretanto, para esta partida, Renato Gaúcho também não terá Vitinho, que vinha sendo o titular na vaga de ER7. Sem ele, o treinador ganha uma “dor de cabeça”.

Isso porque, o Flamengo atua em um 4-2-3-1. Nesta formação, normalmente atua Everton Ribeiro aberto na direita e Bruno Henrique na esquerda. Para este confronto, entretanto, Renato Gaúcho não terá nenhum dos dois. Na ala-esquerda, então, Michael será o titular. O problema é a direita. Sem ER7 e Vitinho, as opções ficam menores. Kenedy seria a principal opção, já que é um ponta de origem. Entretanto, desde que chegou no Mais Querido, o jogador não iniciou nenhum jogo. Ao todo, ele atuou em 5 partidas, sendo uma por 45 minutos e nas outras 4 por 14 minutos de média. Ou seja, há o problema de ritmo.

Caso Kenedy não tenha condições de atuar como titular, outra opção seria colocar Rodinei de ponta. O lateral já fez a função algumas vezes desde o retorno ao Flamengo e, com ele, o time ganha profundidade. Uma outra escolha seria botar Lázaro. O meia rende melhor atuando de meia-armador, mas poderia jogar como meia-direita. O jovem não dá a mesma velocidade e profundidade, mas tem mais qualidade no passe e poder de criação. Além disso, Matheuzinho seria mais beneficiado com ele de titular, pois Lázaro teria a tendência de centralizar mais, abrindo espaço no corredor para o lateral, enquanto Rodinei faria quase todas as jogadas pelo lado, indo ao fundo.

Uma outra opção seria a de colocar João Gomes. Assim, Renato Gaúcho mudaria a formação para um 4-3-3, com o jovem sendo o 3º homem do meio de campo, ao lado de Willian Arão e Thiago Maia. Dessa forma, Michael atuaria aberto pela direita, como um ponta, enquanto Andreas Pereira abriria na meia-esquerda, tendo como tendência centralizar as jogadas para fazer a armação.

Ou seja, mesmo com vários desfalques importantes, Renato Gaúcho ainda tem condições de botar um time bem forte em campo e, inclusive, tem opções técnicas e táticas. Além disso, do outro lado, o Juventude não vive bom momento. A equipe venceu apenas uma partida nos últimos dez confrontos disputados, sendo 6 empates no período. O time também terá dois desfalques importantes, dos volantes Jádson e Dawhan, que costumam ser titulares mas estão suspensos.

O Juventude deve manter o 4-3-3 para o confronto. O Flamengo tem que ficar atento nos avanços dos laterais Michel Macedo e William Matheus, além do meia Guilherme Castilho. Na frente, o ponta Paulinho Bóia e o centroavante Ricardo Bueno são perigosos. Os meias Wagner, Chico e Bruninho também são opções técnicas interessantes do técnico Marquinhos Santos.

Ou seja, é preciso entrar com atenção na partida, marcando com intensidade, sem dar espaços ao adversário. Ainda assim, o Flamengo pode ter outra grande atuação, mesmo com tantos desfalques. Para isso, é preciso fazer passes rápidos, se movimentar na frente e aproveitar as chances. Uma tática importante é explorar o pivô de Pedro, que é um centroavante que consegue prender a marcação adversária e dar os passes para as infiltrações. Outro ponto que pode ser o diferencial é as investidas de Matheuzinho pelo corredor, então acioná-lo será uma ótima alternativa. Caso atue focado, o Mais Querido tem todas as condições para sair com a vitória.