Análise Tática Flamengo x Goiás: Em busca da reação

Mais Querido está em um momento conturbado e busca a reação no Campeonato Brasileiro

Fotos: Gilvan de Souza/Flamengo

O Flamengo enfrenta o Goiás neste sábado (21/05), às 16h30, no Maracanã, pela sétima rodada do Campeonato Brasileiro. O Mais Querido precisa da vitória para diminuir a pressão. A equipe só venceu uma vez até aqui na competição e tanto o técnico Paulo Sousa, como a diretoria estão sendo muito cobrados.

Para a partida, o Flamengo terá seis desfalques: Santos, Diego Alves, Fabrício Bruno, Gustavo Henrique, Filipe Luís, Matheus França e Vitinho. Mesmo com o retorno de David Luiz, Paulo Sousa deve colocar o time como nos últimos jogos, na estrutura tática do 4-2-3-1 com a bola.

O treinador deve descansar Rodrigo Caio e colocar Pablo na zaga pela direita, com David Luiz de zagueiro na esquerda, tendo Matheuzinho e Ayrton Lucas como laterais, auxiliando na saída e com Liberdade para avançarem pelos corredores. Os volantes devem ser Willian Arão como primeiro e João Gomes de segundo.

Já na frente, Everton Ribeiro fica como meia-direita e Bruno Henrique aberto na esquerda. Os dois tem o costume de centralizar. ER7 cai por dentro para construir, enquanto BH tende a pisar bastante na área para finalizar, seja recebendo enfiada de bola em velocidade, ou cruzamentos para cabeçada. Dessa forma, eles abrem espaço nos corredores para os laterais.

Arrascaeta, por sua vez, fica de meia-armador, centralizado. O uruguaio, entretanto, tem bastante liberdade para se movimentar, caindo pelos dois lados de campo- principalmente o esquerdo -, além de pisar na área para finalizar. Gabigol é também uma referência que se mexe constantemente, recuando para buscar bola pela direita e até central. Essa movimentação de todo o time é fundamental.

No banco, Paulo Sousa tem Pedro como ótima opção. Ele é um centroavante mais de área, que prende a marcação. O jogador é uma ótima alternativa para quando o Flamengo enfrenta times bem fechados, com retranca. Isso porque, o atacante acaba atraindo a atenção dos zagueiros adversários, abrindo espaços para outros jogadores entrarem na área, como o próprio Gabigol.

Qualidade não falta para a equipe. Mas, para vencer, o time precisa jogar de forma compacta, com intensidade, marcando com pressão o adversário. No ataque, é preciso se movimentar, trocar passes rápidos e explorar os espaços deixados pelo adversário. Caso faça isso, o Flamengo tem tudo para fazer uma grande partida.