Análise Tática Flamengo x Fortaleza: Opções para Arrascaeta

Equipes se enfrentam neste domingo, às 16h, no Maracanã, pela 9ª rodada do Campeonato Brasileiro

'Acho que vai ser saudável para ele recomeçar em outro clube', opina comentarista sobre Andreas Pereira
Foto: Alexandre Vidal/CRF

O Flamengo enfrenta o Fortaleza neste domingo (05/06), às 16h, no Maracanã, pela 9ª rodada do Campeonato Brasileiro. O Mais Querido está em um bom momento de resultados e busca, com o apoio da torcida, chegar na quinta vitória seguida, sendo a terceira na competição. Para isso, Paulo Sousa vai precisar achar soluções para os desfalques, principalmente de Arrascaeta. E opções não faltam.

Além do uruguaio, o Flamengo não conta com Santos, Fabrício Bruno e Matheus França, lesionados, além de Rodinei e Gabigol, suspensos. Ou seja, dos jogadores considerados titulares, Santos, Arrasca e Gabi não estarão disponíveis. Para o gol, Hugo Souza deve continuar na meta, ainda mais após ótima atuação no clássico, enquanto Pedro será o centroavante titular do Mais Querido. Resta saber quem fica com a vaga do camisa 14.

Nas últimas partidas, o Flamengo vem atuando em um 4-2-3-1. Caso mantenha, a primeira linha deve ser formada por Matheuzinho na lateral-direita, Pablo/David Luiz com Rodrigo Caio na zaga e Ayrton Lucas na esquerda. Willian Arão será o primeiro volante e aí vem a dúvida sobre quem será o segundo. Isso porque, Paulo Sousa pode manter Andreas Pereira, que fez grande clássico contra o Fluminense, ou colocar o jovem João Gomes.

Na meia-direita, Everton Ribeiro, com Bruno Henrique aberto na esquerda e Pedro de referência. Assim, de meia-central, armando as jogadas por dentro mas tendo liberdade para se movimentar no ataque, Paulo Sousa tem algumas peças. Uma delas seria a do próprio Andreas Pereira, atuando mais adiantado, embora não costume ter o mesmo rendimento no setor. Vitinho e os jovens Lázaro e Victor Hugo também atuam por lá.

Uma outra opção seria a de centralizar Everton Ribeiro, colocando-o na função que Arrascaeta costuma fazer. Assim, poderia manter um meia na direita, como Lázaro e Victor Hugo, ou botar algum ponta de mais velocidade, como Vitinho e Marinho. Além disso, Paulo Sousa pode tentar também alterar a formação, saindo do 4-2-3-1 e indo para o 4-4-2, que ele já fez recentemente, usando Gabigol e Pedro na frente.

Dessa vez, o treinador não terá Gabigol à disposição. Mas, Bruno Henrique poderia ser o segundo atacante, jogando ao lado de Pedro, só que com liberdade para se movimentar, principalmente pelo lado. Assim, o treinador precisaria também colocar algum ponta ou meia aberto na esquerda. Vitinho e Lázaro são os jogadores que costumam render melhor pelo setor.

Ou seja, opções não faltam ao Paulo Sousa. Resta ao técnico escolher. Mas, além disso, para vencer a partida, time precisa entrar focado e jogar com intensidade, tanto na defesa, como no ataque. Além disso, precisa atuar de forma compacta, sem deixar espaços entre as linhas no momento defensivo. Caso faça isso, tem tudo para fazer uma grande atuação e conseguir a quinta vitória consecutiva.