O Flamengo enfrenta o Fluminense neste domingo (29/05), às 18h, no Maracanã, pela oitava rodada do Campeonato Brasileiro. O Mais Querido precisa da vitória para quebrar o jejum no clássico e começar a recuperação na competição. A grande questão sobre o time titular de Paulo Sousa para o clássico é quem começa entre Pedro e mais um volante.
Para o confronto, o Flamengo terá alguns desfalques, principalmente na defesa: Diego Alves, Santos, Fabrício Bruno, Gustavo Henrique, Filipe Luís e Matheus França. Ainda assim, Paulo Sousa tem ótimas opções. No quesito tático, a tendência é que jogue ou no 4-1-3-2, caso Pedro atue, ou o 4-2-3-1 sem o centroavante.
A linha defensiva deve ser formada com Matheuzinho e Ayrton Lucas na lateral, tendo Pablo e Rodrigo Caio na zaga. Caso use a primeira formação, Willian Arão deve ser o volante “solitário”. Na frente dele, Everton Ribeiro de meia-direita, Arrascaeta centralizado e Bruno Henrique na esquerda, com Pedro de centroavante fixo na frente, fazendo o pivô, e Gabigol tendo liberdade para se movimentar.
Já caso faça o 4-2-3-1, João Gomes ou Andreas entrariam no time, com a saída de Pedro. Assim, a equipe passaria a ter mais um volante para fortalecer o meio de campo, principalmente na defesa. Já no ataque, não teria mais um pivô para prender a marcação dos zagueiros adversários. Dessa forma, a equipe teria Gabigol de centroavante, sendo um jogador mais móvel, que deixa o time mais leve.
O time com Pedro é melhor para enfrentar retrancas. Isso porque, o Flamengo não precisa de tantos marcadores, pois já fica mais com a posse, enquanto no ataque passa a ter um jogador para “prender” alguns defensores adversários. Dessa forma, ele passa a abrir espaços para outros jogadores entrarem na área, além de ser uma arma ofensiva.
Entretanto, com Pedro, Gabigol e Arrascaeta juntos, o time perde em marcação, diferente de quando tem um volante como Andreas Pereira ou, principalmente, João Gomes. Dessa forma, fica para o treinador a escolha de qual estilo de jogo botar. Um que é melhor para enfrentar defesas fechadas, ou um com mais força defensiva.
Opções de qualidade não faltam. Mas, ainda assim, independente de qual Paulo Sousa escolher, o Flamengo precisa atuar com intensidade, tanto na defesa, como no ataque. Time tem que ter atenção a partida inteira, trocar passes rápidos, marcar pressão e aproveitar as chances criadas. Caso faça isso, tem tudo para sair com um grande resultado no clássico.