Análise Tática Flamengo x Botafogo: Momento da resposta

Depois de perder a Supercopa, mesmo com uma boa atuação, Mais Querido precisa de um bom resultado contra o rival

(Foto: Reprodução/Gilvan de Souza/Flamengo)

O Flamengo enfrenta o Botafogo nesta quarta-feira (23/02), às 20h, no Nilton Santos, pela 8ª rodada da Taça Guanabara. O Mais Querido vem de uma perda de título da Supercopa do Brasil contra o Galo, nos pênaltis, após empate em 2 a 2 no tempo normal. Mesmo tendo feito uma boa atuação no tempo normal, a equipe de Paulo Sousa agora precisa dar uma resposta com resultado, já que, até aqui, perdeu os jogos “grandes” que teve.

Até o momento, Paulo Sousa mudou o time titular em todos os seis jogos que comandou o Mais Querido. Mas, mesmo com atletas diferentes, a estrutura é a mesma: 3-4-2-1 com a bola. Assim, caso mantenha a equipe que atuou contra o Galo e teve bom desempenho, o Flamengo vai a campo com: Hugo Souza; Fabrício Bruno, David Luiz e Filipe Luís; Rodinei, Arão, João Gomes e Everton Ribeiro; Arrascaeta e Bruno Henrique; Gabigol.

Neste esquema, Filipe Luís atua como o defensor pela esquerda na saída de bola, com Fabrício Bruno na direita e David Luiz central. Rodinei fica pela ala-direita, sempre indo ao fundo, enquanto Everton Ribeiro joga aberto na esquerda, função que não costumava fazer. por dentro, Arão fica em frente à zaga pela direita e João Gomes na esquerda, ambos com função de avançar e pisar na área.

Já o trio ofensivo costuma ficar com Gabigol de referência, Arrascaeta atrás, por dentro, mas mais à direita, com Bruno Henrique na mesma função, mais à esquerda. Entretanto, o trio se movimenta constantemente. Em vários momentos, Gabigol recua pela direita, Arrascaeta cai pela esquerda e Bruno Henrique avança no buraco deixado por Gabi. Outras vezes, BH e Arrasca invertem, com o uruguaio na esquerda e o camisa 27 na direita.

Paulo Sousa também pode fazer algumas mudanças no time, seja durante o jogo ou no titular, mantendo a estrutura tática. Uma delas seria a de colocar Pedro no trio ofensivo com Gabigol e Bruno Henrique pela primeira vez. Assim. Arrascaeta teria que mudar de posição. Uma ideia seria recuá-lo para a posição de volante, ao lado de Arão ou João Gomes. Nesta posição, ele ficaria em frente à primeira linha, mas também pisaria na área.

O treinador pode colocar também Marinho no trio ofensivo, fazendo o mesmo recuo de Arrascaeta, mantendo Gabigol como referência. Uma outra opção seria botar três zagueiros de ofício. Assim, Filipe Luís poderia jogar de ala-esquerdo. Neste caso, ou ER iria para o trio ofensivo pela direita e Arrasca recuaria, ou Paulo Sousa poderia testar o camisa 7 na função de volante, ao lado de Arão ou João Gomes.

São muitas opções que o treinador português tem para a partida. Tecnicamente o time é muito forte e taticamente parece estar compreendendo bem o que o técnico quer. Não atoa, o Flamengo teve grande atuação contra o Atlético-MG durante o tempo normal. Agora, é o momento da equipe ter, além de um bom desempenho em campo, um bom resultado contra um time de série A do Brasileirão.