Análise Tática Flamengo x Botafogo: É preciso vencer e convencer

Equipes se enfrentam neste domingo, às 11h, pela 5ª rodada do Campeonato Brasileiro

(Foto: Reprodução/Gilvan de Souza/Flamengo)

O Flamengo enfrenta o Botafogo neste domingo (08/05), às 11h, no Estádio Mané Garrincha, pela 5ª rodada do Campeonato Brasileiro. O Mais Querido não vive o melhor momento, com algumas atuações abaixo, apesar de ter conseguido bons resultados em algumas delas. Além disso, toda a confusão das declarações de Jorge Jesus nesta semana aumentaram a pressão. Por isso, o time precisa vencer e convencer.

Para a partida, o Flamengo terá nove desfalques, sendo quatro zagueiros: Pablo, Rodrigo Caio, Fabrício Bruno e Gustavo Henrique, além de Matheuzinho, Matheus França, Vitinho, Marinho e Pedro. Ainda assim, Paulo Sousa deve manter a estrutura, em uma espécie de 3-4-2-1 com a bola. Na primeira linha, Arão deve atuar pela direita, com David Luiz de zagueiro central e Filipe Luís na esquerda.

Na segunda, Isla provavelmente permanece na ala-direita, enquanto João Gomes e Thiago Maia ou Andreas Pereira foram a dupla de volantes. Já aberto na esquerda fica Bruno Henrique, tendo no trio ofensivo o Gabigol de referência, com Everton Ribeiro por trás dele pela direita e Arrascaeta à esquerda. Os três sempre se movimentando, com os dois meias centralizando constantemente.

Para a partida, entretanto, é fundamental que o time atue de forma compacta. Ou seja, se for marcar pressão a saída de bola do Botafogo, as linhas todas precisam ser altas, com a de defesa na linha de meio campo. Já se for marcar em bloco baixo, todos precisam voltar. Isso porque, caso não faça isso, a equipe acaba deixando buracos defensivos, nos quais o adversário costuma aproveitar.

Já no ataque, a movimentação do trio de frente é fundamental, com os jogadores ocupando os espaços dos outros. Já Bruno Henrique precisa ser um ala que faz o corredor, mas que pise na área, para marcar os gols, seja recebendo bola enfiada, ou cruzamentos. Time precisa trocar passes rápidos e atuar com intensidade. Caso faça isso, tem tudo para ter uma grande atuação contra o Botafogo.