Chegou o tão aguardado dia. Mais de um mês depois de ser anunciado, o técnico Paulo Sousa vai fazer a estreia dele pelo Flamengo. O Mais Querido encara o Boavista, nesta quarta-feira (02/02), às 19h15, pela 3ª rodada da Taça Guanabara. As expectativas estão muito altas em cima do treinador português. O DIÁRIO DO FLA, então, preparou uma Análise Tática do que o torcedor pode esperar para o jogo de hoje.
Primeiramente, é importante frisar. Mesmo sendo um jogo oficial, a partida vai (e tem que ser) tratada como uma pré-temporada. Ou seja, Paulo Sousa vai aproveitar o confronto para fazer testes. Então, a torcida não precisa se assustar caso o time não esteja com a formação/escalação considerada “ideal” em alguns momentos, ou com alguns jogadores fora de posição. O objetivo do treinador é justamente aproveitar para avaliar situações de jogo, que podem ser importantes para o resto do ano.
Além disso, a equipe ainda não está completa. Rodrigo Caio está lesionado, Diego Alves e Léo Pereira sentiram um incômodo e serão preservados, enquanto Arrascaeta e Isla disputaram as Eliminatórias e, por isso, não foram relacionados. Já Gabigol e Everton Ribeiro estavam com a Seleção Brasileira em Minas Gerais e quase não atuaram, com isso, serão reavaliados, mas dificilmente serão titulares, podendo entrar na segunda etapa.
Além disso, o Flamengo não conta mais com os pontas Michael e Kenedy. Marinho, por sua vez, chegou recentemente. O jogador está apto para jogar e foi relacionado, mas será uma escolha de Paulo Sousa, já que ele teve pouco tempo de treino. É possível que seja uma surpresa no time titular, ou que entre ao longo do segundo tempo. Depende apenas do treinador.
Como deve jogar
É difícil saber ao certo qual a formação que Paulo Sousa vai usar, já que não conta com todos os jogadores e ainda não fez nenhuma partida pelo Flamengo. Além disso, é um técnico que gosta de mudar de estilo muitas vezes. Entretanto, caso mantenha o histórico da carreira, o esquema principal do Mais Querido para o jogo contra o Boavista será, com a bola, uma espécie de 3-4-2-1.
Apesar da primeira linha ter três homens, não significa necessariamente que o Flamengo vai atuar com 3 zagueiros. Inclusive, ainda mais com as ausências de Rodrigo Caio e Léo Pereira, o mais provável é que não. Essa saída com três jogadores é com a bola, algo que o Mais Querido está acostumado. Assim, pode ser que William Arão ou Filipe Luís faça ela, junto com os outros dois defensores.
Assim, a primeira linha, provavelmente, será formada por Gustavo Henrique, David Luiz e Filipe Luís. Na segunda, Matheuzinho deve adiantar como um ala pela direita. Arão e Andreas Pereira ficam centralizados, na frente da zaga, enquanto Vitinho deve fazer a ala-esquerda. Mais adiantados e um pouco mais por dentro, deve ser Marinho, pela esquerda, e Bruno Henrique na direita, sendo Pedro o centroavante de referência.
Isso, claro, pensando no provável time titular do Flamengo. Há algumas questões que podem variar, seja no começo, ou ao longo do jogo. Gabigol ou Everton Ribeiro podem entrar na posição de Marinho, por exemplo. Uma outra hipótese é Arão recuar entre os zagueiros e, com isso, Filipe Luís fazer a ala-esquerda. Dessa forma, Thiago Maia ou até ER7 podem entrar na função de volante/meia, ao lado de Andreas. Noga também pode jogar, colocando 3 zagueiros de origem. Ou seja, são várias possibilidades que Paulo Sousa tem para a partida.