Análise Tática Flamengo x Bangu: Último jogo da ‘pré-temporada’

Equipes se enfrentam neste sábado, às 16h, pela 11a rodada da Taça Guanabara

Na lata! Sinceridade de Paulo Sousa é bem vista por jogadores e diretoria
Foto: Flamengo / Gilvan de Souza

O Flamengo enfrenta o Bangu neste sábado (12/03), às 19h30, pela 11a rodada da Taça Guanabara. O confronto marca o reencontro do Mais Querido com o Maracanã e, então, a torcida esgotou os ingressos. Além disso, esse será o último jogo da ‘pré-temporada’ rubro-negro, sendo assim a chance de Paulo Sousa fazer os testes finais.

Isso porque, até o momento, o Flamengo e a comissão técnica portuguesa trataram o Estadual como uma uma espécie de pré-temporada. Não atoa, até aqui, Paulo Sousa fez nove escalações diferentes nos novo jogos em que esteve no comando do Mais Querido. Entretanto, após a partida contra o Bangu, começam os confrontos mais relevantes: Semifinal do Carioca, Libertadores, Brasileiro e Copa do Brasil.

Então, a tendência é que Paulo Sousa aproveite a partida para fazer os últimos testes. Ainda assim, mesmo que monte a décima escalação diferente, a estrutura tática deve ser manter, como foi em todos os jogos até aqui. Assim, o provável Flamengo vai entrar em campo novamente em uma espécie de 3-4-2-1 com a bola.

Sem Rodrigo Caio, a primeira linha “oficial” do Flamengo hoje é composta por Fabrício Bruno, David Luiz e Filipe Luís. Paulo Sousa pode mantê-los, ou aproveitar o confronto para dar uma rodagem no elenco. Assim, poderia montar com 3 zagueiros de ofício, como Gustavo Henrique, Noga e Léo Pereira ou Cleiton. Uma outra alternativa seria só um de ofício, com dois laterais, como Isla e Filipe Luís/Renê. Outro atleta que pode recuar é Willian Arão, que está acostumado a fazer a função.

O camisa 5 é, atualmente, um dos volantes titulares, ao lado de João Gomes, que ficam em frente à zaga. Na mesma linha, Rodinei faz a ala-direita e Everton Ribeiro a esquerda. Caso Arão atue na primeira, daria a chance para Paulo Sousa fazer mudanças na dupla de volantes. Thiago Maia, que está retornando após corte na perna, deve ser o titular. Ao lado dele, além de João Gomes ou Andreas, o treinador poderia experimentar alguns jogadores na função.

Uma opção, por exemplo, seria colocar Arrascaeta ao lado de Thiago Maia. O uruguaio atuou nesta função em parte da segunda etapa contra o Vasco e foi nessa posição que ele marcou o golaço da vitória. Com o camisa 14 mais recuado, abre um espaço no setor ofensivo, no qual Paulo Sousa poderia aproveitar para botar Pedro de referência, com Bruno Henrique, por dentro à esquerda, e Gabigol, à direita,  atrás do centroavante.

Dessa forma, o Flamengo teria um jogador mais de área, para prender a marcação do Bangu e abrir espaços para as infiltrações de Bruno Henrique, Gabigol e os outros atletas. Já caso queira manter Arrascaeta no trio ofensivo, Paulo Sousa poderia tentar Everton Ribeiro na função de volante, ao lado de Thiago Maia. O camisa 7 tem ótimo passe e constrói muito bem o jogo. Poderia render bem na função.

Assim, a ala-esquerda poderia ser ocupada por Lázaro, Vitinho, Marinho ou até Bruno Henrique, deixando o trio de frente com Arrascaeta, Gabigol e Pedro. Ou seja, opções não faltam para Paulo Sousa no último teste dele no Flamengo. Resta ver quais escolhas vai fazer e acompanhar se o time vai corresponder à festa doa mais de 60 mil torcedores que estarão no Maracanã.