Análise Tática: Flamengo x ABC

Equipes se enfrentam nesta quinta-feira, às 20h, pela partida de ida das oitavas de final da Copa do Brasil

(Foto: Reprodução/Alexandre Vidal/Flamengo)

Flamengo e ABC se enfrentam nesta quinta-feira (29/07), às 20h, no Maracanã, pela partida de ida das oitavas de final da Copa do Brasil. O Mais Querido entra como amplo favorito e vai poupar alguns jogadores. O ABC tem bem menos investimento, mas pode causar perigo em alguns quesitos. Ainda assim, o rubro-negro tem tudo para sair com uma grande vitória.

Desde a chegada de Renato Gaúcho, o Flamengo desencantou e vive grande momento. São quatro vitórias consecutivas, sendo três goleadas nos últimos três confrontos. Além de uma retomada de confiança dos jogadores, com vários atletas recuperando a melhor forma, o time mudou a maneira de jogar com o novo técnico. Passou a atuar em um 4-2-3-1, que, com a bola, fica em uma espécie de 3-3-3-1.

Com Rogério Ceni, a equipe também fazia a saída com três jogadores. Mas, a grande diferença é que, com o ex-treinador, era Filipe Luís quem recuava na linha dos zagueiros para auxiliar a saída de bola. Já com Renato, Arão voltou a atuar de volante e é ele quem recua entre os defensores, para qualificar o passe inicial. Assim, o lateral-esquerdo passa a ter mais liberdade para atacar, construindo por dentro, enquanto Bruno Henrique – que antes ficava de 2º atacante – agora joga na ala-esquerda.

Filipe Luís, poupado, não vai atuar contra o ABC, assim como Gustavo Henrique e Rodrigo Caio, que sequer foram relacionados. Difícil saber se Renato vai poupar mais jogadores do time titular, mas a tendência é que a forma da equipe de atuar continue a mesma. Assim, o 1º volante deve recuar entre os zagueiros na saída de bola, com os laterais e o 2º volante na frente deles. Mais adiantados, um jogador aberto pela direita (costuma ser Everton Ribeiro), um centralizado (Arrascaeta) e outro na esquerda (Bruno Henrique), com um atleta de referência.

O ABC, por sua vez, atua em uma espécie de 4-3-3. O time, que está na série D do Campeonato Brasileiro, explora muito a velocidade pelos corredores, mas terá um desfalque importante, de Negueba (não é o ex-Flamengo). Além disso, a equipe perdeu atletas de destaque do começo da temporada, como os pontas Willian Anicete e, principalmente, Maycon Douglas, que foi para o Bahia.

O grande destaque do ABC, então, é o atacante Wallyson, ex-Botafogo e Cruzeiro. Aos 32 anos, o experiente jogador atua como um centroavante móvel, de velocidade, que cai pelos lados. Ele tem muito boa finalização e bom passe. Quase todos os gols da equipe passam pelos pés dele, seja com o chute ou a assistência. O lateral-direito Netinho também é uma arma importante no momento ofensivo e o goleiro Wellington faz boa temporada.

Ainda assim, o Flamengo tem tudo para sair com a vitória, mesmo se botar o time inteiro reserva. O elenco tem qualidade e os jogadores que estavam em má fase estão cada vez mais confiantes, retomando o bom futebol. Mas, para vencer, é preciso jogar com atenção, sem achar que já está ganho, trocar passes rápidos, com intensidade e aproveitar as oportunidades.